TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memória Institucional e Storytelling

Por:   •  19/4/2019  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Thatiane de Oliveira Silva                                RA: 00090626

Aula 2: Conceitos sobre memória – Memória Institucional e Storytelling

Ao começo da aula nos deparamos com os conceitos de informação e memória, sendo que a informação são os estímulos das possíveis experiências, podendo ser reais ou não. Com isso, é possível explicar a memória como uma produção da informação. Em questão de memória, é possível que ela seja apenas construída, de maneira consciente ou não, além disso, pode ser feita de maneira individual ou coletiva. Dessa forma, das duas maneiras, os acontecimentos precisam ser vividos pessoalmente ou vividos por tabela, pelo qual grupo a pessoa pertencer.

Além da memória, um dos caracteres importantes que afirmam o “caráter social da memória, é a linguagem”, como afirmam os slides, com a fala de Ecléa Bosi, ao relatar que “a linguagem é o instrumento socializador da memória pois reduz, unifica e aproxima no mesmo espaço histórico e cultural vivências tão diversas como o sonho, as lembranças e as experiências recentes”.

Com a fala de Ecléa, podemos analisar que entre diversos fatores que contribuem para a construção do caráter social da memória, a linguagem é um dos mais relevantes, pois é dela que usamos para a maioria das mensagens que trocamos com as pessoas. Essa linguagem posse ser oral, escrita ou em gestos, o que a torna um fator amplo. Então, para que a memória individual seja formada, ela precisa ter uma ajuda da memória coletiva, esta sim que pode ser utilizada para a construção da memória.

Como já relatado, a memória individual só pode ser feita pela experiência vivida pela própria pessoa, ou seja, uma conversa que temos, excluímos da memória e relembramos novamente quando acontece algo relativo para essa memória ser ativada normalmente. Além desse tipo, existe a memória herdada, que é quando nos identificamos com a história através de um terceiro, de geração para geração, basicamente como uma cultura.

A memória histórica também é citada nos slides, a qual se comunica com as memórias individuais e em grupo. Essa [histórica] tem como objetivo resgatar as memórias da empresa, garantindo um bom funcionamento da parte comunicacional.  

Na aula também é citado a Aberje, que segundo a parte institucional sobre a empresa, ela é uma ONG com o “objetivo fortalecer a Comunicação nas empresas e instituições e dignificar o papel do comunicador”.

A memória escrita surge para lembrar das partes da memória oral, que pode ser esquecida a qualquer momento. Basicamente memoria escrita auxilia a lembrar das coisas faladas. A memória escrita auxilia a criar a memória empresarial, utilizada para criação de estratégias e planejamento da empresa.

Portanto, memória institucional é utilizada estrategicamente para fazer com que histórias de sucesso de clientes possam engajar e trazer novos clientes para a empresa. Para isso, a história, a marca, a cultura, a identidade, os valores de uma organização são componentes fundamentais.

A memória institucional é extremamente importante para uma boa comunicação empresarial, afinal é através dela que o “nome” das instituições chegam às pessoas. Tudo e todos dentro da empresa são uma peça fundamental para seu bom desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com