TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Financeiro

Por:   •  3/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.593 Palavras (11 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 11

QUESTÕES MERCADO FINANCEIRO

1 – Em 1964, ocorreu uma grande mudança no formato do Sistema Financeiro Nacional. Esta mudança foi estruturada em 4 grandes leis . Cite quais foram estas leis.

R. Lei da Correção Monetária, Lei Plano Nacional de Habitação, Lei da Reforma Bancária e Lei do Mercado de Capitais.

2 – Em 1976 surgiram outras duas leis que colaboraram no aprimoramento do Sistema Financeiro Nacional. Quais são estas duas leis?

R. Lei da Comissão de Valores Monetários, Lei das S.A.s.

3 - Defina o que é o Sistema Financeiro ou Mercado Financeiro.

R. Sistema Financeiro é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilita a transferência de recursos dos ofertadores finais para os tomadores finais, e cria condições para que os títulos e valores mobiliários tenham liquidez no mercado.

4 – Defina o que representam os ofertadores de recursos e o que representam os tomadores de recursos.

R. Ofertadores de Recursos: São os que possuem superávit financeiro, isto é, aqueles que pretendem gastar (consumo / investimento) menos que sua renda.

R. Tomadores de Recursos: São aqueles que estão em posição de débito financeiro, aqueles que pretendem gastar (consumo / investimento) mais que sua renda. Precisam complementar com poupanças de outros para executar seus planos, disponibilizando-se a pagar juros pelo capital que conseguirem.

5 – O Sistema Financeiro Nacional atual é constituído por um Sistema Normativo, Entidades Supervisoras e por um Sistema Operativo. Quais os órgãos de cúpula do Sistema Normativo?

R. Conselho Monetário Nacional, Conselho Nacional de Seguros Privados, Conselho de Gestão  da Previdência Complementar.

6 - Quais as entidades supervisoras que compõem o Sistema Financeiro Nacional?

R. Banco Central do Brasil (BACEN), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).

7 – Cite 5 (cinco) tipos de instituições financeiras que pertençam ao Sistema Operativo.

R. Bancos Comerciais, Bancos Múltiplos, Caixa Econômicas, Sociedades de Créditos, Sociedades Distribuidoras.

 

8 – O que é o Conselho Monetário Nacional?

R. É o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN, no ambiente voltado para o mercado financeiro. Integram o CMN o Ministro da Fazenda (Presidente), o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil.

9 – Cite 4 atribuições  do Banco Central do Brasil.

R. Zelar pela adequada liquidez da economia, manter as reservas internacionais em nível adequado, estimular a formação de poupança, zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro.

10 – As funções da Comissão de Valores Mobiliários vão repercutir sobre 3 grandes  grupos de agentes econômicos que atuam no mercado de títulos e valores mobiliários. Quais são estes grupos?

R. Bolsa de Valores, Mercado de Balcão e Bolsas de Mercadorias e Futuros (BMFs)

11 – Quais são as características do funcionamento do mercado monetário?

R. Neste mercado são negociados os papéis emitidos pelo Tesouro Nacional voltados á

execução da política monetária do Governo Federal. São ainda negociados no mercado

monetário os certificados de depósitos interfinanceiros (CDI), exclusivamente entre

instituições financeiras e títulos de emissão privada como certificado de depósito

bancário (CDB) e debêntures.

12 – Quais são as características do funcionamento do mercado de câmbio?

R. O mercado de câmbio abrange as operações de compra e de venda de moeda

estrangeira, e as operações com ouro-instrumento cambial realizadas por meio

das instituições aprovadas a operar nesse mercado pelo Bacen.

13 – Quais são as características do funcionamento do mercado crédito?

R. Visa fundamentalmente suprir as necessidades de caixa de curto e  médio prazos dos vários agentes econômicos, seja por meio da concessão de créditos às pessoas físicas ou empréstimos e financiamentos às empresas.

14 – Defina o que é o Mercado de Capitais, e quais são as características do seu funcionamento.

R. Está estruturado de forma a suprir as necessidades de investimentos dos agentes econômicos por meio de diversas modalidades de financiamentos, a médio e longo prazo, para capital de giro e capital fixo. Nesse mercado, as instituições financeiras atuam como prestadoras de serviços, de modo a auxiliar as empresas no projeto de emissões de valores mobiliários e em sua colocação junto ao público investidor, promover o processo de formação de preços e a liquidez, criar condições adequadas para as negociações secundárias.

15 – Defina risco?

R. O risco no mercado financeiro pode ser entendido como a probabilidade de perda em razão de uma exposição ao mercado. Podemos também definir risco como sendo a volatilidade de resultados não esperados ou uma estimativa para as possíveis perdas de uma instituição financeira, devido às incertezas que envolvem suas atividades diárias.

16 – Defina risco da variação da taxa de juros.

R. Risco derivado de mudanças bruscas nas taxas de juros, que causam impacto nos preços dos títulos. Isso acontece porque a cotação dos títulos são preços de mercado e variam de acordo com as expectativas de juros pelos agentes financeiros. Quando a taxa de juros de mercado sobe, o valor do título cai, o que gera um deságio maior em seu preço. Por outro lado, quando a taxa de juros cai, ocorre o inverso: o valor do título aumenta.

17 – Defina risco de crédito.

R. Risco de crédito pode ser considerado como a dominante no mercado financeiro dos dias de hoje. Relacionam-se a prováveis perdas quando um dos contratantes não consegue honrar seus compromissos. As perdas, neste caso, correspondem aos recursos que não serão mais recebidos.

18 – Defina risco de mercado.

R. Risco de mercado pode ser entendidos como as chances de perdas de uma instituição financeira decorrentes de comportamentos adversos nos índices de inflação, taxas de juros, Indicadores de bolsas de valores, preços de commodities, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com