TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de Trabalho para o Técnico de Qualidade

Por:   •  16/6/2022  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Mercado de trabalho para o Técnico de Qualidade

Qualidade hoje em dia é imprescindível, seja para qual for o segmento relacionado o produto ou serviço, contexualizando o mercado e o perfil profissional da qualidade podemos entender que o mesmo pode atuar em varios ramos da industria realizando diversas ativadades ligada diretamente a qualidade, como por exemplo, auditorias internas e externas, controle de qualidade, liberações de produtos finais, analise critica de não conformidades e demais atividades para corroborar com a qualidade final do produto ou serviço.

Como o personagem do video, carlos que ainda não é formado em qualidade, outras pessoas também podem fazer parte desse processo de implementação do sistema de qualidade, não somente as pessoas que estão diretamente ligadas ao setor, como no caso do Carlos que é da recepção, porém, é de suma importancia a sua participação no projeto de implementação.

O técnico da qualidade pode atuar em diversas áreas como dito anteriormente, podemos abordar agora de forma mais incisiva, o controle de qualidade em industria é um setor que é praticamente o carro chefe da empresa, é o técnico que irá realizar o controle de qualidade, uma análise crítica bem robusta que utiliza ferramentas da qualidade para que o produto final esteja de acordo com os procedimentos e normas estabelecidas. A qualidade muitas das vezes é vista como o setor “chato” da empresa porque precisamos ser de forma pontual a barreira entre o erro e a liberação do produto final para garantir assim a qualidade do produto e satisfação do cliente.

O profissional formado nesta area pode desenvolver diversas atividades  como elaborar, aprovar e homologar prodecimentos, auditorias internas, elabora manuais e analísa não conformidades em produtos e serviços.

Na prática, esse profissional tem uma gama de atribuições que lhe proporcionam diversas oportunidades no mercado de trabalho. Embora o setor industrial seja o que mais o emprega, outras áreas — como a da saúde, a do meio ambiente e a da educação — também necessitam dos seus serviços.

Com a formação de Técnico de Qualidade, o profissional está apto a realizar uma série de atividades no ambiente de trabalho. Conheça algumas delas:

  • utilizar ferramentas para solucionar problemas e, portanto, melhorar os processos dentro da empresa;
  • orientar colaboradores em relação aos métodos de produção, aos prazos para que os procedimentos sejam executados e as não conformidades encontradas;
  • planejar sistemas da qualidade, elaborar bons manuais e instruções de trabalho e realizar a sua implementação;
  • analisar as reclamações de clientes a fim de identificar suas causas, buscar soluções para essas falhas e orientar os envolvidos sobre as medidas tomadas para resolver o problema;
  • participar de auditorias internas e externas, elaborando e distribuindo documentos e checklists do que deve ser auditado, além de preenchendo formulários;
  • monitorar indicadores e realizar diagnósticos, tendo como foco o aumento da produtividade e da competitividade para a empresa.

Todas essas atividades, quando bem executadas, resultam na melhoria da organização como um todo e, também, na obtenção de certificados de qualidade, o que garante uma ótima reputação para a empresa. 

Esse profissional está apto a fazer a implementação do sistema de gestão da qualidade. Para quem deseja conquistar novos clientes, a gestão da qualidade deixou de ser um item opcional e passou a ser obrigatório. Com a chegada da internet as informações estão a um clique de distância, o que torna os clientes mais informados e cada vez mais exigentes. Com a globalização, empresas passaram a receber mais cobranças e a disputar espaço em mercados, o desafio de sobreviver no mercado globalizado é cada vez mais competitivo e faz surgir novas técnicas de gestão que buscam manter as organizações em meio a tantas mudanças e a gestão da qualidade se destaca por buscar administrar o crescimento do ser humano e o desenvolvimento tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com