TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Seminário: O OBJETIVO DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Seminário  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

O OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O objetivo da contabilidade permiti que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

É um instrumento útil para tomada de decisões. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros.

A contabilidade tem íntimo relacionamento de aspectos jurídicos muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar.

Uma empresa faz a venda de um ativo, assumindo o compromisso de efetuar sua recompra por certo valor em determinada data. Obedecendo a essência ao invés da forma, deve-se registrar na contabilidade uma operação de financiamento.

A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de deficiências na estrutura do modelo informativo; baixa credibilidade por parte dos usuários; linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.

A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.

Quanto às finalidades é social, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza. É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO +

PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

SEMELHANÇAS EXISTENTES EM MINHA VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E A DE UMA EMPRESA

As características semelhantes entre a vida financeira pessoal e a de uma empresa, de acordo com discussão aborda pelos integrantes do grupo, são o hábito de anotar tudo que envolve movimento financeiro não importa como, em caderno, planilha ou sistema sistematizado. Observar os dados anotados

regularmente e utilizar os dados para tomar decisões no ponto de vista financeiro.

O lucro e movimento de uma empresa são muito dinâmicos, todo dia entra e sai dinheiro ao longo do tempo, sempre tem coisas que a empresa recebe e paga, são caracterizados em custos, despesas e receitas, então é preciso que a empresa tenha uma contabilidade atuante que faça um balanço anual, e um balancete todos os meses para ter o controle e saber se a empresa está ou não dando resultado, da mesma forma se aplica na vida pessoal é preciso colocar na balança o que realmente é necessário no dia-a-dia ou no mês para ter controle da situação financeira, com que estou gastando e o que tenho a pagar, quanto é preciso guarda até atingir o resultado pretendido.

O objetivo financeiro na vida pessoal é ter sempre o controle, como se fosse um termômetro para ajudar nas tomadas de decisões, e sempre ficar com uma renda extra após quitar todas as obrigações, como se fosse um balanço patrimonial líquido, onde não há nenhuma obrigação na empresa, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com