TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OBJETIVO DA LITERATURA EM SALA DE AULA

Artigos Científicos: O OBJETIVO DA LITERATURA EM SALA DE AULA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  2.746 Visualizações

Página 1 de 2

O OBJETIVO DA LITERATURA EM SALA DE AULA

A importância da literatura infantil desenvolve a linguagem oral, analisando aspectos de narrativas feitas pela criança assim como o papel do professor diante de uma sessão de roda de leitura.

Portanto o objetivo da desse trabalho é analisar a importância em colocar as crianças em contato a diferentes dimensões da linguagem, identificando atividades que desenvolvam e ajudem na linguagem oral através da literatura infantil, construindo um processo na oralidade das crianças nas atividades ali desenvolvidas.

Com isso, favorecemos o desenvolvimento da linguagem oral das crianças na medida em que elas associam outras formas de expressão da linguagem, contribuindo para o desenvolvimento humano das crianças, incluindo-as como seres culturais e participantes dentro da sociedade. Portanto, o papel do professor é de suma importância no desenvolvimento da linguagem da criança, sendo capaz de estimulá-los a se interessarem pelos textos literários e suas diferentes linguagens antes mesmo de as crianças saberem ler e escrever.

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DA LITERATURA EM SALA DA AULA

A aprendizagem é a interpretação dos conhecimentos escolares por meio de atividades desenvolvidas para os alunos. A literatura tem como função dar importância ao desenvolvimento intelectual e social ao aluno.

Mas para que a literatura seja mais bem trabalhada em sala de aula é necessário que o professor motive o aluno e para isso a literatura deve ser apresentada de forma lúdica.

A literatura lúdica é estimulante e faz com que a criança saia de uma aula monótona e se torne mais criativa e espontânea, alcançando assim a aprendizagem. O papel do professor é mostrar ao aluno que a sala de aula é prazerosa e qual é a importância de se estar ali. É na escola onde ele aprende a viver no coletivo e de se socializar por isso, o educador deve ensinar as crianças através de atividades lúdicas.

Para que haja interesse pela arte literária é importante que o lúdico esteja presente, pois ajuda a enriquecer as aulas, chamando a atenção do aluno e ajudando na aprendizagem tanto na oralidade como na escrita, tornando os alunos motivados e a vontade para aprender. Ao mais, despertar nos aluno a curiosidade em buscar mais informações e com isso construindo seu próprio conceito literário.

METODOLOGIA

Nesse caso a metodologia utilizada é a apresentação por meio de ilustrações, dramatizações, oralidade, compreensão auditiva e audiovisual.

Podem ser utilizados como forma de dinâmicas de grupo, como quebra-cabeça onde a historia tem inicio, meio e fim. Sendo cortados em partes e distribuídos e dado aos alunos para que eles consigam monta-los de acordo com a ocorrência dos fatos.

Outra maneira é trabalhar a criação de uma historia que é iniciada primeiramente pelo o professor e que no decorrer dos acontecimentos os alunos desenvolvam e finalizem de forma livre e de acordo com sua criatividade. Transformando a aula em algo mais divertido e mais significativo com os alunos demonstrando sua capacidade e seus conhecimentos além de desenvolver suas habilidades e raciocino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com