TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE CARGOS, CARREIRA E SALÁRIOS

Por:   •  2/9/2022  •  Seminário  •  17.335 Palavras (70 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 70

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS, CARREIRA E SALÁRIOS PARA A EMPRESA ODOS CONTABILIDADE FORA DA CAIXA

Damiana Lisboa Sousa

Edne Rimualdo da Costa

Elayne Cristine dos Santos Batista

Euzelia Rodrigues Saraiva Lima

Josiane de Jesus Melônio Sá

Mauricélia de Sousa Campos

SÃO LUÍS / Ma

 2022

Damiana Lisboa Sousa

Edne Rimualdo da Costa

Elayne Cristine dos Santos Batista

Euzelia Rodrigues Saraiva Lima

Josiane de Jesus Melônio Sá

Mauricélia de Sousa Campos

ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS, CARREIRA E SALÁRIOS PARA A EMPRESA ODOS CONTABILIDADE FORA DA CAIXA

Trabalho apresentado como requisito de avaliação na referida disciplina do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Santa Terezinha / CEST.

Orientadora: Profª. Christiane Diniz

São Luís/Ma

2022

Dedicamos este trabalho a Deus, pois sem ele nós não seriamos capazes de desenvolver este trabalho, aos nossos familiares, amigos e professores pelo apoio e por terem contribuído de forma direta ou indiretamente na execução deste.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente  agradecemos a Deus por sua proteção e orientação nesta jornada. Agradecemos as nossas famílias pela compreensão e paciência conosco durante a correria e dedicação da construção deste trabalho. Agracemos a empresa Odos Contabilidade Fora da Caixa de São Luís-Ma e sua equipe por poder participar da entrevista e fornecer as informações necessárias para viabilizar este trabalho. Agradecemos a nossa orientadora: Prof. Criatiane Diniz, que forneceu orientações inestimáveis e esteve sempre disposta a nos ajudar e fazer as melhorias necessárias a este trabalho. Agradecemos a todos os professores e colegas que nos ajudam durante esta graduação.

Para que as pessoas possam ser felizes em seus trabalhos, essas três coisas são necessárias: Elas devem ser adequadas ao trabalho; elas não devem trabalhar demais; e elas devem ter uma sensação de sucesso neste trabalho.

John Ruskin

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é desenvolver um Plano de Cargos, Carreira e Salários que defina de forma clara e objetiva as diversas funções da Odos Contabilidade Fora da Caixa. Trata-se de um estudo de caso onde os dados foram coletados de forma qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com o RH da empresa. Em seguida, os funcionários que exercem diferentes funções dentro desta organização foram ouvidos para colher informações sobre as funções de cada um. Em seguida, os cargos foram descritos e regulamentados de acordo com as políticas de avaliação e remuneração. Por fim, são feitas recomendações para a implantação e manutenção do Plano estabelecido e considerações finais.

Palavras-chave: Gestão de Recursos Humanos; Descrição de Funções; Plano de Cargos e Salários.

  1. INTRODUÇÃO

Encontrar  melhores resultados dentro da empresa é essencial para o crescimento da empresa, por isso o comprometimento dos colaboradores com a empresa é tão importante para a máxima produtividade e realização. A competitividade permite que as empresas inovem, agreguem valor e se diferenciem. No entanto, para que essa competitividade funcione, as pessoas tornam-se parceiras fundamentais para as empresas, pois são elas que impulsionam a transformação e fornecem a empresa os meios necessários para tomar as decisões necessárias para o sucesso.

Quanto a boa gestão de pessoas, o desenvolvimento de recursos humanos é de grande importância para as empresas e pode ser encarado como um investimento que certamente trará resultados positivos. Um profissional qualificado realizará suas tarefas com grande satisfação, realizando-as com eficiência e motivação. Os colaboradores precisam se sentir valorizados para participar e dar o melhor de si no melhor ambiente de trabalho para focar no crescimento e na produtividade. Os Planos de Cargos, Carreira e Salários descrevem os deveres e responsabilidades associados a cada cargo, atribuindo valores justos.

É necessário fazer com que os colaboradores compreendam as suas capacidades na empresa, saibam até onde podem ir em termos de desenvolvimento de carreira na empresa, evitando assim a divisão. Para que as empresas mantenham seus colaboradores motivados e engajados, é importante ter um Plano de Cargos, Carreira e Salários.

O Plano de Cargos, Carreira e Salários contribui para a transparência das diversas funções e atividades a desempenhar, nomeadamente na definição das responsabilidades de cada colaborador, cada um dos quais tem um dever a comprir. A ausência de Plano de Cargos, Carreira e Salários dificulta a estruturação de um negócio e, ao mesmo tempo, o crescimento do negócio, podendo levar a erros graves, baixa produtividade e insatisfação dos funcionários.

O objetivo deste estudo foi desenvolver um Plano de Cargos, Carreira e Salários que identifique de forma clara e objetiva as diversas funções da empresa Odos Contabilidade Fora da Caixa. O estudo foi realizado através de um estudo de caso pela empresa Odos Contabilidade, proporcionando seu entendimento. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os colaboradores e também por meio da observação do desempenho da empresa em diferentes setores. O levantamento bibliográfico contribuiu para o desenvolvimento deste trabalho e um estudo empírico forneceu subsídios para a análise da empresa.

2.1 OBJETIVOS

Os objetivos gerais e específicos para o desenvolvimento deste trabalho estão descritos a seguir:

  1. Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho é estabelecer um Plano de Cargos, Carreira e Salários que defina de forma clara e objetiva as diversas funções da empresa Odos Contabilidade.

  1. Objetivos Específicos

  1. Diagnosticar a situação atual da empresa;
  2. Listar os cargos existentes;
  3. Descrever as atribuições de cada cargo;
  4. Apresentar propostas para a empresa, da implantação do plano de cargos e

salários.

  1. JUSTIFICATIVA

Com o constante desenvolvimento do mercado e o aumento da concorrência, as empresas buscam novas estratégias para enfrentar essa concorrência e com ela devem melhorar cada vez mais seus processos. Para atingir seus objetivos, as empresas precisam do comprometimento das pessoas, pois elas são responsáveis ​​pelo seu conhecimento e diferenciação na concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (122 Kb)   pdf (401.8 Kb)   docx (102 Kb)  
Continuar por mais 69 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com