TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DA ESCRITA

Tese: O PROCESSO DA ESCRITA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Tese  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

. O PROCESSO DA ESCRITA

É muito comum estudantes e profissionais sentirem certa dificuldade na produção de textos. Esse problema se deve, na maioria das vezes, à falta do hábito de leitura, de treino e também de técnica.

Aprender a escrever é aprender a pensar. Não é possível escrever sem que se tenha o que dizer e sem que se possa organizar o pensamento. Portanto, é necessário observar os fatos, analisá-los, criar idéias sobre eles, ou seja, pensar.

Como falantes, somos produtores diários de comunicação e, na vida profissional, cada vez mais faz-se necessário dominar técnicas de produção de textos tanto orais como escritos. Em função disso, é preciso conhecer os modos fundamentais de redação: narração, descrição e dissertação.

2. TRABALHANDO O TEXTO - DISSERTAÇÃO

Dissertar é exercer nossa consciência crítica, questionar um tema, debater um ponto de vista, desenvolver argumentos.

Existem dois tipos de dissertação: o texto dissertativo expositivo e o dissertativo argumentativo. O primeiro tem como objetivo primordial expor uma tese, analisar e interpretar idéias e pode ser identificado como demonstrativo: não se dirige a um interlocutor definido e se constitui de provas as mais impessoais possíveis. Na dissertação argumentativa – texto argumentativo, além do interlocutor não definido e da utilização de provas impessoais, tentamos, explicitamente, formar a opinião do leitor ou ouvinte, procurando persuadi-lo de que a razão está conosco.

Para a argumentação ser eficaz, os argumentos devem possuir consistência de raciocínio e de provas. O raciocínio consistente é aquele que se apóia nos princípios da lógica, que não se perde em especulações vãs, no “bate-boca” estéril. As provas, por sua vez, servem para reforçar os argumentos. Os tipos mais comuns de provas são: os fatos exemplos, os dados estatísticos e o testemunho.

A estrutura dos dois tipos de composição é a mesma: introdução, desenvolvimento e conclusão.

2.1 ASSUNTO, TEMA, RECORTE, TESE, TÍTULO

Para alcançar um bom texto, é necessário relembrar alguns pontos fundamentais que favorecem a organização daquilo que se pretende comunicar.

Observe:

Assunto é algo amplo, genérico.

Tema é o assunto já delimitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com