TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA

Ensaios: A CONTRIBUIÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2015  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 4

ESPECIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

DISCIPLINA: PEDAGOGIA DE PROJETOS

EDYLMAR MATOS TUY

A CONTRIBUIÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA

BIRITINGA

2012

EDYLMAR MATOS TUY

A CONTRIBUIÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA

Trabalho construído como pré-requisitobásico de avaliação da disciplina Pedagogia de Projetos solicitado pela professora orientadora Suélen.

BIRITINGA

2012

APRESENTAÇÃO

A leitura é uma ferramenta valiosa para a apropriação de conhecimentos relacionados ao mundo externo. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diversas ideias e experiências. Assim, é dever da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os discentes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam no meio social, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade.

Esse projeto intitulado: A contribuição dos gêneros textuais no processo de aquisição da aprendizagem na leitura e escrita será realizado na escola Municipalizada Centro Educacional Dom Bosco, situada no Município de Biritinga-Ba com as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II nos turnos matutino e vespertino.

JUSTIFICATIVA

O projeto surgiu a partir do momento em que foram detectadas as dificuldades que os educandos apresentam em relaçãoa leitura e consequentemente com a interpretação de textos, pois o hábito da leitura é necessário e devido a ausência do mesmo é que buscamos incentivar e facilitar o acesso, tanto àqueles que já possuem o gosto pela leitura como para aqueles que não têm e para os que gostariam de desenvolver o hábito de ler, incentivando para que a apreciem de uma forma prazerosa.

Citando Abramovich, 1989 p. 143,148, “[...] a preocupação básica seria formar leitores porosos, inquietos, críticos, perspicazes.” Partindo dessa afirmação fomentou-se o desejo de desenvolvermos o projeto com o intuito de proporcionar uma aprendizagem atrelada a vivência do educando utilizando os gêneros textuais como ferramentas para facilitar os processos de ensino e aprendizagens.

Portanto, aconstrução deste projeto busca oferecer atividades de leitura, escrita e interpretação no ambiente escolar, pois a leitura é considerada uma mola propulsora na leitura do pensamento e possibilita desencadear reflexões e desenvolver ações para a melhoria da cidadania e do desenvolvimento do ser humano.

OBJETIVO GERAL

 Propiciar aos discentes o contato com os gêneros textuais para desenvolver a aprendizagem de leitura em vários aspectos sociais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Explorar músicas, poesias, dramatizações e varais literários, como o intuito de promover aprendizagens significativas e prazerosas levando em conta a realidade do discente;

 Expor para os educandos os vários tipos de gêneros textuais;

 Trabalhar com atividades lúdicas e significativas.

 Despertar no educando, através da poesia, da música, o gosto pela leitura e a criação poética;

 Conciliar o prazer de ouvir música e declamar poesia com o aprendizado gramática normativa;

 Estudar a estrutura do texto poético;

 Estimular o desenvolvimento de habilidades de leitura escrita e interpretação;

 Estudar o vocabulário do texto poético, das letras de músicas e de textos diversos;

 Despertar no educando, através da poesia, da música, o gosto pela leitura e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com