TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE DECISÃO

Projeto de pesquisa: O PROCESSO DE DECISÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

PAULYER DA SILVA RA: 1190424990

ELDER B. CUIABANO RA: 1155375314

DANILO C. SANTANA RA: 1107320563

JONATAN L. SANTOS RA: 1158358740

O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

RESUMO

É muito improvável prever o futuro, principalmente no momento de transformações e da globalização, da qual vivemos atualmente. Desta forma a tomada de decisão na engenharia trata-se de uma ferramenta de suma importância e relaciona-se com problemas de projetos, métodos ou materiais alternados. Adotando o critério econômico adequado, podemos identificar a melhor alternativa. E com informações antecipadas para que possam garantir a competitividade de sua empresa no mercado de trabalho de modo a diminuir custos com matéria prima e tempo hábil, onde as soluções com problemas substanciais de engenharia em que predominam os aspectos econômicos e onde a eficiência econômica é o critério para a escolha entre alternativas possíveis. É um caso particular do processo geral de tomada de decisão.

Palavras-Chave: tomada de decisão; eficiência econômica; engenharia econômica.

ABSTRACT

It is very unlikely to predict the future, especially at the time of transformation and globalization, we live in today. Thus decision making in engineering it is a tool of paramount importance and is related to design problems, alternate methods or materials. Adopting the appropriate economic criterion, we can identify the best alternative. And with advance information so they can ensure the competitiveness of your company in the labor market in order to reduce raw materials cost, and timely solutions to substantial problems in engineering economic aspects predominate and where economic efficiency is the criterion for the choice between alternatives. It is a particular case of the general process of decision making.

Keywords: decision making, economic efficiency, economic engineering.

1. INTRODUÇÃO

Um aspecto fundamental do campo da decisão é o modelo racional de tomada de decisão, que segundo Bazerman (2004), “é baseado em um conjunto de premissas que determinam como uma decisão deve ser tomada e não como a decisão é tomada”, apud SPIEGEL et al (2008).

Conforme descrito por Tech (2007) um dos grandes objetivos dos atuais Administradores está relacionado à concepção da palavra “tomada de decisão”, onde questionam-se como encontrar o melhor caminho e ao mesmo tempo, que permita uma redução nos custos operacionais e gerenciais da empresa, permitindo assim, um aumento de competitividade no cenário nacional e mesmo internacional. Ambos os objetivos caminham de forma entrelaçada, procurando identificar possíveis medidas gerenciais ou tomadas de decisões, em cima de fatos, fatores e situações existentes em um determinado momento da política social, política, cultural e econômica de uma nação.

Decisão é o processo que leva – direta ou indiretamente – à escolha de, ao menos, uma dentre várias diferentes alternativas, todas estas candidatas a resolver determinado problema (GOMES; GOMES; ALMEIDA, 2009) apud ARAUJO; ALMEIDA (2009).

Para Chiavenato (2003) a rapidez na tomada de decisão é importante, pois cada pessoa envolvida no processo significa custos e riscos organizacionais destaca, ainda que com o surgimento da Teoria das Decisões ressaltaram ainda mais a importância da decisão do que da ação dela decorrente na dinâmica organizacional. A tomada de decisão passou a ser considerada decisiva no sucesso de todo sistema cooperativo, que é a organização.

A tomada racional de decisão é um processo complexo que envolve vários elementos essenciais, como Reconhecimento do Problema, onde somente após este reconhecimento podemos direcionar de maneira lógica do trabalho para a sua resolução; Definição do Objetivo; Coleta de Dados Relevantes, onde obtemos informações sobre o problema; Identificação de Alternativas Viáveis, procurar certificarmo-nos de que todas as alternativas convencionais, foram identificadas; Escolha do Critério causar o mínimo de perturbação para o meio e para aqueles envolvidos no projeto; Construção do Modelo, para um engenheiro a modelagem pode adquirir duas formas, uma representação física em escala do objeto ou sistema real com uma equação matemática ou conjunto de equações; Predição do Resultado; e por fim aquela que será A Melhor Alternativa, a alternativa deve ser a que satisfaça melhor o critério

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com