TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Escola No Aprimoramento Da Alfabetização E Do Letramento Na Educação Infantil.

Artigos Científicos: O Papel Da Escola No Aprimoramento Da Alfabetização E Do Letramento Na Educação Infantil.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

Produção de Cláudia Bohrer Marcondes

TEMA:

O papel da escola no aprimoramento da alfabetização e do letramento na Educação Infantil.

DELIMITAÇÃO:

A criança é alfabetizada bem antes de fazer parte de um grupo escolar, onde deve participar e envolver-se no mecanismo formal de leitura e de escrita. Alfabetizar é estar atento a prática da escrita e sua descoberta, já o letramento da função social ao indivíduo em ler e escrever. Ambos podem ocorrer ao mesmo tempo?

A escola é a grande mediadora da aplicação das habilidades de ler e escrever, entre professores e alunos. O maior objetivo está em introduzir os alunos na prática da leitura e da escrita. Desejamos rever se na formação do aluno o ato de codificação e decodificação a escrita deixou de ter valor.

Percebemos que alfabetizar e letrar são duas tarefas que devem ser desenvolvidas juntamente na educação infantil. Por esses motivos, o trabalho abordará questões de alfabetização, letramento, alfabetizar letrando, apresentações de práticas pedagógicas que envolvam o educando na prática escolar.

A pesquisa será realizada em torno da prática pedagógica vivenciada por educadores das escolas municipais de Itapema/SC e por alguns relatos bibliográficos, que envolvam a proposta de alfabetizar letrando no ensino fundamental.

OBJETIVOS:

Geral: Identificar a importância do alfabetizar letrando, no processo pedagógico, visando a inclusão da criança nas práticas sociais.

Específicos:

• Conceituar Alfabetização e Letramento;

• Analisar a alfabetização letrando;

• Estabelecer relações entre Alfabetização e letramento na prática escolar;

• Demonstrar práticas sociais que o educando deve desenvolver na Educação infantil.

JUSTIFICATIVA:

Para a construção de uma sociedade desenvolvida é importante pensarmos melhor a respeito da educação. O domínio da escrita e da leitura, em diferentes vertentes da palavra escrita e falada, é importante para o domínio da individualidade pessoal e coletiva. É diretiro de toda pessoa a cidadania e a competência profissional, por meio do domínio da língua portuguesa.

O alfabetizado não precisa especificamente ser um indivíduo letrado, mesmo que seja capaz de ler e escrever. Pois o letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas não está apto a demandas sociais da leitura e da escrita. Em função dessas diferenças, o enducando do esino fundamental deve ser letrado e alfabetizado para desenvolver todas as suas habilidades. O ato de alfabetizar letrando está em ensinar a ler e escrever num contexto social, ativo e grupal; visando elevar o nível cultural e social de cada indivíduo.

Por esses motivos apresentados é fundamental revisar os conceitos e práticas que envolvem o letramento e a alfabetização, trazidos por autores como Soares (1999) com sua visão dos concetios transformarem o indivíduo e o levarem as condições adequadas de cultura.

O letramento se amplia na alfabetização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com