TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Nutricionista No Esporte

Trabalho Escolar: O Papel Do Nutricionista No Esporte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

O PAPEL DO NUTRICIONISTA NO ESPORTE

Quando se forma o nutricionista pode escolher entre diversas áreas de atuação. Em meio a elas está a Nutrição Esportiva que aplica a base de conhecimentos em nutrição, fisiologia e bioquímica, no esporte e na atividade física em geral, buscando o melhor desempenho e a saúde do corpo.

Na nutrição esportiva, o profissional da nutrição trabalha em conjunto com o Educador Físico, elaborando dietas que auxiliem um programa de exercícios específicos para cada atleta.

A nutrição esportiva no Brasil, começou a aparecer no final da década de 70 – quando os profissionais da saúde e os atletas careciam de informações básicas sobre as prováveis relações entre a ingestão de alimentos, estado nutricional, programa de condicionamento e desempenho competitivo – foi crescendo gradativamente, através de pesquisas de campo e laboratoriais, formando uma formando uma ampla base científica sobre esse assunto. E hoje o nutricionista tem cada vez mais espaço nesta área onde nenhum atleta ou equipe esportiva de futebol ou de outra modalidade funcionam sem esse profissional.

O crescimento da nutrição esportiva se dá pela constante busca dos atletas em evoluir. A nutrição é o segundo fator que mais influencia o desempenho desses atletas, ficando atrás somente do fator treinamento, e deve ser específica para cada tipo de esporte. Para um jogador de futebol, por exemplo, a ingestão calórica deve ser bem maior do que para quem faz uma caminhada leve, e é o nutricionista quem deve elaborar o cardápio específico para cada um.

Eventos esportivos como a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas de 2016, que serão sediados no Brasil, atraem cada vez mais a atenção de nutricionistas interessados em ampliar seus campos de trabalho.

O nutricionista tem papel fundamental em equipes vitoriosas de futebol, ginastica artística, natação e com atletas amadores, pois auxiliam na melhoria do desempenho físico de cada pessoa. Com a dieta correta, o atleta se recupera mais rapidamente, retarda a fadiga e otimiza suas reservas energéticas.

Mas o mais importante, é que o nutricionista ajuda a melhorar a saúde do atleta, implantando estratégias nutricionais adequadas as diferentes fases de treinamento e competições e principalmente verificando como este atleta está respondendo à prescrição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com