TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Professor Em Sala De Aula

Monografias: O Papel Do Professor Em Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 O SUCESSO DA ESCOLA PROF.ª ERNESTINA RODRIGUES COMO EXEMPLO DE EXPERIENCIA EXITOSA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ...........................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

4 REFERENCIA ..........................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

A Escola Municipal Prof.ª Ernestina Rodrigues fundada em 1947 e localizada no município de Belém do Pará, obteve no ano de 2012 a melhor nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as escolas municipais da cidade e a terceira melhor nota do estado, onde o primeiro colocado é um colégio particular e o segundo é um colégio federal, ressaltamos que a nota final obtida pela escola estudada foi 6,0.

No ano de 2004 a Secretária municipal de Educação – SEMEC criou o centro de formação de professores (CFP), cujo objetivo e manter a atualização e qualificação constante dos discentes do município, a partir do ano de 2007 passou a funcionar dentro do CFP o programa ECOAR (Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo), este programa oferece cursos de capacitação para os professores.

A criação do ECOAR foi de suma importância para a evolução pedagógica da escola Prof.ª Ernestina Rodrigues, haja vista que constantemente os professores da escola participam.

Para possibilitar á participação dos professores nos cursos de capacitação a escola teve que solucionar um problema, geralmente as capacitações ocorrem durante os dias de semana e isso coincidia com um dia letivo de aula, sendo assim fazer com que os professores participassem do curso sem deixar os alunos desprovidos de aulas era um grande entrave. A solução veio com a criação do Dia HP, ou dia da hora pedagógica. Esta metodologia funciona realizando um rodízio entre os professores quando ocorre o ECOAR, alguns professores são encaminhados para participarem dos cursos e os outros ficam na escola desenvolvendo com os alunos atividades relacionadas á Educação Física, Artes, Informática e Leitura.

A administradora da escola a senhora Cirley Viana nos declarou que o bom resultado obtido no IDEB, ocorre devido a dois motivos:

Primeiramente, pelo grande empenho dos professores, podemos perceber no dia da visita, a partir da visualização da lista de professores que participam dos cursos do ECOAR que são bastante numerosos os discentes participantes, a escola consegue manter um grupo de professores comprometidos em garantir uma educação de qualidade para os alunos. É claro que a boa nota obtida no IDEB trouxe alguns benefícios, assim que foi divulgado que a escola foi a melhor instituição de ensino publico do estado, O prefeito de Belém fez uma visita á mesma, e logo em seguida a escola ganhou estantes para biblioteca, ar condicionado e computadores novos para o laboratório de informática.

Outro motivo para o sucesso foi á criação do Plano Pedagógico de Apoio (PPA), criado a partir da percepção de que alguns alunos estavam avançando para outras series, sem saber ler ou tendo dificuldades com a mesma. A escola criou o PPA, onde o referido plano consiste na realização de aulas de reforço para os alunos em horário fora do período normal. Nestas aulas são evidenciados ensinamentos sobre leitura e interpretação de texto. O PPA foi criado em 2012 e inicialmente era aplicado apenas ao 2º ano do ciclo 2 porém em 2014 o plano foi estendido a todos os ciclos e anos escolares da escola. Ainda é muito recente para a constatação estatística dos resultados, porém o professores já percebem que alunos que tinham dificuldades com a leitura, já estão lendo.

2 O SUCESSO DA ESCOLA PROF.ª ERNESTINA RODRIGUES COMO EXEMPLO DE EXPERIENCIA EXITOSA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A palavra êxito no dicionário Aurélio significa: 1 análise. resultado, consequência, efeito. 2. Resultado feliz; Bom sucesso; bom êxito. Sendo assim a partir da análise desta definição percebemos que não se pode confundir experiência exitosa em educação com experiência inovadora na Educação, quanto á primeira, imaginamos que se trata da aplicação de qualquer pratica pedagógica inédita ou já conhecida na educação, onde a obtenção dos resultados ocorre de forma positiva e com sucesso. Em relação á definição de experiência inovadora, entendemos que a mesma corresponde a uma pratica pedagógica inédita, que nunca foi empregada ou é pouco conhecida, e os resultados obtidos podem ou não terem triunfo.

A escolha da Escola Municipal Prof.ª Ernestina Rodrigues como exemplo de experiência exitosa ocorreu não só por que a mesma obteve a maior nota no IDEB entre as escolas públicas do estado, mas principalmente ao fato de que é de suma importância para o aprendizado acadêmico dos membros da equipe, compreender como a escola conseguiu solucionar os problemas que acometem a Educação Básica para alcançar este resultado, haja vista que são bastante numerosos.

.

Comentando sobre estes problemas Mello (2003, p.1), aponta dez grandes entraves para a Educação Básica no Brasil.

Cultura escolar elitista causada pela herança imperial, falta de visão estratégica, gestão sem eficiência e sem equidade, sociedade desinformada, Interesses corporativistas, perigo das causas nobres, fracasso escolar em decorrências da reprovação, repetência e a evasão, Qualidade ainda em discursão, despreparo dos professores e defasagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com