TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bullying e o Papel do Professor na Sala de Aula

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACNET

PEDAGOGIA – 3ºSEMESTRE

Ana Caroline de Araujo Castanheiro          RA: 1299876351

Mayara Ribeiro dos Santos                        RA: 4351863787

Carleni Mendes Ramos                            RA: 6301184663

Rosangela Linhares Cantanhêde              RA: 4304785132

Rosane Linhares Cantanhêde                  RA: 4304785202

   

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

O Bullying e o Papel do Professor na sala de aula

Atividade Prática Supervisionada da Disciplina de Didática e Prática de Ensino do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação da Professora especialista Marta Clotilde Bastos.

Brasília/DF

2013
INTRODUÇÃO

        

        Este relatório da disciplina de Didática e Práticas de Ensino tem o propósito de analisar o papel do professor frente ao bullying na sala de aula e o seu papel como educador. Tem o objetivo de verificar se os professores previnem e combatem o bullying e também se suas ações perante os alunos podem ou não ocasionar situações propicias à prática de bullying.         Pretendemos mostrar que o papel do professor não é somente o de prevenir e combater o bullying na sala de aula, mas também vem através deste mostrar as ações dos professores para com os alunos, ou seja, a maneira de como lidam com eles e ao bullying no cotidiano escolar. Os procedimentos metodológicos utilizados para este relatório foram estudos e pesquisas feitos no cotidiano e mídias impressas e internet, observações e a análise dos dados e comportamentos em sala de aula.

        O título do presente relatório é: O Bullying e o Papel do Professor na sala de aula, portanto o mesmo tem como objetivo estudar o papel do professor, ou seja, sua importância na prevenção e no combate ao bullying no cotidiano escolar, também tem o objetivo de analisar as ações, ou seja, as atitudes docentes do professor em sala de aula.

        Com este relatório, pretende-se deixar claro a importância do professor conhecer as conseqüências que o bullying pode trazer para as suas vítimas, para assim prevenir e combater este problema na sala de aula.

        

Bullying na Escola

        “Bullying” é um termo em inglês (bully – “valentão”) utilizado para descrever formas de violência verbais, físicas ou psicológicas, intencionais ou repetitivas praticado por um indivíduo ou um grupo para intimidar o outro individuo incapaz de se defender.

        O bullying pode ser dividido em dois tipos: o bullying direto, a forma mais comum entre agressores masculinos; e o bullying indireto, forma mais comum entre as mulheres e crianças, sendo sua característica o isolamento social da vítima obtido por espalhar comentários, recusa em se socializar com a vítima, intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima, criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos como etnia e religião. Além desses meios utilizados já citados, outros também são considerados como agressões, por exemplo, como insultar a vítima, ataques físicos, danificar pertences e expressões ameaçadoras.

        É um problema mundial, que vem ganhando espaço em discussões de especialistas na educação e outros profissionais que estão fazendo campanhas para diminuir sua incidência nos vários ambientes em que ele acontece e, podem acontecer em escolas, locais de trabalho, em casa, ambientes militares e de política e até mesmo em ambientes públicos.”

        O Bullying acontece muito nas escolas, alguns alunos gostam de mexer com outros alunos que não são populares ou como dizem “descolados.” É um problema mundial, muitas escolas não admitem ou fingem que o mesmo não vem ocorrendo.

        As pessoas que testemunham o bullying muitas das vezes convivem com a violência, mas se calam por medo de se tornar as próximas vítimas. Quem sofre o bullying quando adultas se tornam pessoas negativos e o seu auto estima baixo.

        Uma pesquisa feita no Brasil em 2010 com os alunos das escolas particulares e públicas, o bullying ocorre mais entre as séries 5º e 6º, as cidades com mais incidências do bullying são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Projeto: É Bullyng? Tô Fora

        Público alvo: alunos do ensino fundamental anos iniciais, sendo transmitidos de acordo com o ano.

        Justificativa / fundamentação teórica: É importante mostrar que o bullying é uma forma de racismo, e que devemos respeitar todas as pessoas que estão ao nosso redor dependendo de sua cor, de sua situação financeira, do seu caráter, do seu jeito de se vestir.

        Os alunos devem se conscientizar que o bullying pode atrapalhar os estudos da pessoa que sofre esse tipo de agressão, a mesma pode entrar em depressão, isolar-se das pessoas ao seu redor. Ressaltamos aqui os principais sintomas já observados:

  • O seu rendimento escolar cai muito;
  • A pessoa se isola;
  • Entra em estado de depressão;
  • Perde a vontade de sair;
  • Pode se tornar uma pessoa agressiva.

        Informar a direção na sua escola quando presenciar o ocorrido, se acontecer na sua área de trabalho informar para a pessoa que é responsável pelo seu setor.  

        Para que os alunos possam aprender mais sobre o Bullying o professor deve introduzir um trabalho com o seguinte tema: “Quais sãos lugares em que pode existir o Bullying.”

        Objetivos gerais: o projeto deve e tem que alcançar toda a escola, para conscientizar que o bullying é algo que não pode acontecer, combater esse mal que se enraizou em nossas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com