TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Inovação e o aporte Financeiro da empresa

Tese: O Papel da Inovação e o aporte Financeiro da empresa. Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 7

Para se entender o porquê da empresa www.buscape.com.br ser um caso de sucesso é necessário primeiro se definir o que vem a ser “Empreendedor”. Por definição: empreendedor segundo a WIKIPÈDIA “ é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização.Exemplos: Bill Gates e Mark Zuckeberg.

Como todo empreendedor seus fundadores tinha algo em comum; Juventude, idealismo inspiração universitária. Além disso tinha algumas características em comum entre elas: a) iniciativa;b) visão;c) coragem;d) firmeza;e) decisão;f) atitude de respeito humano;g) capacidade de organização e direção.

Destacando a coragem para inovar e tirar uma idéia do papel e transformá-la em ação mesmo sabendo que isso poderia dar em nada como ocorreu a principio.

A buscape.com não nasceu buscape.com. Ela foi uma empresa de automatização de portões que não deu certo e por uma necessidade de um de seus donos ela foi criada (procurar o preço de uma impressora via WEB). De acordo com PASTEUR :Sorte é quando a oportunidade encontra a mente bem preparada’,sendo assim de uma necessidade detectada quatro jovens empreendedores bem preparados lançaram suas sementes na internet mas não as lançaram ao acaso. Antese eles tiveram o trabalho de conhecer seu campo de atuação, desenvolveram uma tecnologia (spider) para conhecer seu público alvo, suas necessidades, desejos enfim seu perfil e fizeram uso disso.

Numa época onde a internet no Brasil ainda era uma desconhecida e uso de microcomputadores para poucos lançar o comércio virtual era quase impensável mas factível a curto prazo eles foram visionários.Tiveram visão de futuro e visão de negócios vide hoje a quantidade de lojas.com existentes na web.

A empresa buscapé sobreviveu ao BOOM da bolha da Internet por que teve desde o principio foco e certeza na missão da empresa.Muitas tentaram poucas conseguiram, o diferencial da empresa foi justamente: O foco no negócio e conhecimento de mercado,foco nos clientes e tecnologia para alcançá-los.Ou seja seus desenvolvedores tinham fé no negócio e acreditaram quando muitos desistiram.Vide aquisições da Bond faro, Naspers entre outras.

Aliado a isso a empresa já tinha uma estrutura consolidada e funcionante quando o boom da internet aconteceu.A buscapé . com já tinha a marca consolidada no mercado antes da quebra de várias empresas isto passou credibilidade e estrutura pra o mercado

O Papel da Inovação e o aporte Financeiro da empresa

Porém acreditar só não bastava era necessário buscar outros caminhos.Com conhecimento e capacidade de inovação e sobretudo sem acomodação seus sócios vislumbraram outras perspectivas entre elas; não só a venda eletrônica, a oportunidade que as empresas descobriram de ter seus produtos,on line,criar um perfil do consumidor e ter tecnologia boa e barata que se auto financiasse e fosse lucrativo par ambos (provedor e anunciante)sem que isso comprometesse sua relação como o consumidor atraiu o interesse de diversas empresas em busca de mercados e lucros.Assim ganhou apoio não só dos lojistas on line que passado o temor da concorrência e da exposição de preços on line passaram a pagar por cliques em seus anúncios e direcionamento na lojas virtuais (quem anuncia paga mais, porém anuncia mais e se aparecem primeiro no comercio on line).De acordo com o Nucleo de Educação a distância

“Para atingir seu ponto de equilíbrio a empresa deixou o modelo de pagamento por anunciantes e adotou o método de tagueamento (um leilão virtual onde as empresas pagam por seus anúncios porém podem conhecer o retorno de seus investimentos online através do perfil de seus consumidores) e passou a licenciar sua tecnologia de busca para grandes portais da Internet brasileira à época, alterando significativamente o modelo de receitas. Já no final do ano 2000, as receitas de licenciamento de tecnologia passaram a representar praticamente 100% do total.” Além de contar com o apoio de empresas e bancos confiáveis tais como: dos investidores originais (Merril Lynch e Unibanco) no final de 2005 e a entrada de um novo investidor estrangeiro de grande porte (Great Hill Partners), o BuscaPé iniciou uma nova etapa de sua gestão financeira com a separação dos paéis e sócios e executivos e aquisição de tecnologias e estruturas já implementadas.vide aquisição Bond Faro.

Etapas da Inovação e aporte financeiro da empresa:

Em junho de 1999 foi lançado oficialmente o site BuscaPé, com a missão de ser um site de comparação de preços e produtos na internet.

Ao final do processo, o BuscaPé selecionou, no início de 2000, a E-Platform como primeiro fundo investidor. Atuando como uma espécie de incubadora, o investimento da E-Platform não apenas proporcionou à empresa alguns recursos básicos (escritório, assessoria de imprensa etc.), mas também foi crucial na condução das negociações para a primeira rodada de investimentos de maior porte.

Essencialmente, a E-Platform apoiava o BuscaPé em quatro atividades básicas: captação de recursos junto a grandes investidores, elaboração do plano de negócios, serviços gerais e dúvidas do dia a dia (legais, administrativas etc. Com a entrada da E-Platform, foi realizado o primeiro road-show da empresa para vários potenciais investidores em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. Várias ofertas de investimentos foram feitas, mas no final acabaram aceitando a proposta de investimento de US$ 3 milhões feita pela Merrill Lynch e pelo Unibanco. Segundo declaração dos investidores, o caráter inovador do projeto, a sua tecnologia proprietária de ponta e o imenso valor agregado trazido ao consumidor foram os fatores de atratividade para o investimento.

Com esta injeção de capital, em meados de 2000 a empresa passou a ter uma estrutura maior, com maior acesso a recursos (ex: servidores próprios) e um planejamento de mídia e marketing agressivo. assim A empresa deixou, então, de apostar no mercado publicitário (no modelo de clique por mil ou CPM3, patrocínio de banners e espaços publicitários no site) e passou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com