TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Sociologico De Marx

Trabalho Universitário: O Pensamento Sociologico De Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE KARL MARX

José Roberto Cabrera

In Lemos Filho,Arnaldo

et alii, Sociologia Geral e do Direito,

Campinas, Ed. Alínea, 5ª edição,

2012

Para compreendermos o alcance e os limites da obra teórica de Marx é necessário compreender as condições históricas e teóricas onde esta se desenvolve.

Karl Heinrich Marx nasceu em Trier, na Renania, região desenvolvida à oeste da Alemanha, em 05 de maio de 1818. Filho de um advogado, transfere-se na infância para Simeonstrasse onde reside até 1835. Marx vai para a universidade de Bonn, onde cursou dois semestres, transferindo-se posteriormente para Berlim em 1836.

Por influência paterna matriculou-se inicialmente no curso de Direito, mas optou pela filosofia. Concluiu seus estudos na Universidade em 1841 com a apresentação de uma tese cujo título era “A diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro”, conseguindo a titulação de Doutor em filosofia.

A Alemanha que Marx conheceu era um país que ainda não havia se unificado, e boa parte das transformações capitalistas operadas pela Revolução Industrial na França e Inglaterra caminhavam vagarosamente sob comando da aristocracia agrária conhecida como junkers, sinal da persistência de relações feudais em seu território. A região da Renania era desenvolvida do ponto de vista capitalista e mais progressista no aspecto político.

Na universidade Marx aproximou-se do pensamento de Hegel , freqüentando os círculos dos “jovens hegelianos de esquerda”.

Os pensadores vinculados, de alguma forma, com o hegelianismo progressista partiram para a crítica à monarquia prussiana, utilizando-se do racionalismo para exigir mudanças de caráter democrático e liberal.

Após abandonar a vida universitária Marx trabalhou na recém fundada “A Gazeta Renana”, jornal de tendência liberal, apoiado pelos hegelianos e por setores da burguesia progressista da Renania.

Alcançou o posto de editor chefe do jornal, abandonando-o pouco antes da interdição imposta pelo governo prussiano ao jornal.

Marx transfere-se para Paris onde inicia contato com setores mais radicais do movimento operário e inicia esforços para a publicação de uma revista. Lá inicia uma colaboração com F. Engels com o qual desenvolverá intensa atividade política e teórica até o fim da vida.

Mantém-se em Paris, produzindo textos e participando ativamente das atividades de organização do movimento operário, até ser expulso. Vai para Bruxelas onde mantêm esforços para a criação de um novo tipo de organização operária. Posteriormente em 1848 é expulso da Bélgica vai para Paris e depois retorna à Alemanha já em 1848, depois do ciclo revolucionário de fevereiro .

Lá retoma suas atividades como editor de um novo jornal “A Nova Gazeta Renana” imprimindo-lhe uma linha mais crítica e radical. No entanto, o retorno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com