TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Pensamento Sociológico

Artigos Científicos: Introdução Ao Pensamento Sociológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Sociologia da Educação I

Introdução ao pensamento sociológico

O autor começa o texto afirmando que a revolução industrial constitui uma verdadeira revolução social que se manifesta por grandes transformações da estrutura industrial, cultural, política e social.

A revolução industrial mudou completamente a forma da atividade agrícola, pelo conhecimento de novas técnicas de cultivo do solo, através de recursos naturais.

A revolução industrial veio transformar a estrutura da sociedade, com a conversão da atividade artesanal em manufatureira, e logo depois em atividade fabril, ajudando também as reformas que levaram a criação do proletário urbano e do empresário capitalista. Sendo assim a revolução industrial foi a responsável pelo fortalecimento e o desenvolvimento de uma nova classe social.

A evolução da revolução industrial veio através de uma sequencia de instabilidades, primeiramente com perturbações na economia e ao mesmo tempo determinantes de invenções fecundas. A revolução técnica trouxe para os homens uma grande mudança, com novas formas de controle da natureza, diferentes de tudo que se possuíam até então. Essa revolução industrial vinha com o intuito de trazer a liberdade, liberdade essa que permitiam os empresários industriais, inovarem em formas de produção para seu próprio enriquecimento.

As grandes mudanças com o capitalismo trazem as primeiras crises sociais, primeiramente com a expulsão dos camponeses de suas terras, trazendo então a luta dos artesões com a indústria, entretanto uma luta se êxito. E com isso, os camponeses foram atrás de emprego nas grandes cidades, assim foram desaparecendo varias profissões, por causa das grandes indústrias.

As condições de trabalhos nessas indústrias eram duras, os operários trabalhavam no mínimo 12 horas por dia, sem nenhum tipo de direito previdenciário, mulheres e crianças, também trabalhavam sem nenhum tipo de regras, as crianças começavam a trabalhar desde muito pequenas. Apenas pelos meados do sec.XIX começou se a pensar na regularização do trabalho de mulheres e crianças.

No sec.XIX, com as grandes evoluções da indústria o homem começou a ter um novo pensamento, com a razão calculadora de Copérnico, Kepler, Galileu, Gassendi e outros o mundo mudou. Com isso veio o começo da substituição da visão teológica do mundo pela visão imanente. Para a igreja não podia ter uma luta entre a revelação e a razão, pois eles tinham a filosofia como uma serva dedicada à teologia.

A partir do sec.XVI muitos estudiosos, deixaram de seguir suas vidas por intermédio do divino, e levando em consideração o mundo através de um principio matemático e mecânico.

O positivismo foi a base do surgimento da sociologia, a sociedade era um objeto de estudo, e assim se torna consciente de si mesma no mundo, e como objeto de conhecimento, torna-se possível estudar a política, a indústria, a educação e etc. Com o surgimento de novos problemas a sociedade trás o positivismo como uma salvação, para sua reorganização social.

Na primeira metade do sec.XIX surgiu uma nova forma de evolução material, com o desenvolvimento intelectual do homem, é, portanto nessa época que a sociologia surgi, nasce então com a indústria e com o proletariado.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com