TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Aulas

Por:   •  14/5/2016  •  Resenha  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Nossas ações contêm, quase que rotineiramente, um certo planejamento, um certo roteiro, um cronograma. Este procedimento orienta a realização de atividades, facilitando-a. Sendo assim, planejar é parte vital nos diversos ramos na vida social e é mais imprescindível ainda na prática docente.

Planejar aula é de fundamental importância para que se obtenha êxito no processo de ensino-aprendizagem, cujas transversalidades esbarram com características socioculturais do corpo discente. A ausência de um plano de aula pode ter como consequência, aulas ociosas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

O planejamento escolar é uma tarefa inclusiva que prevê pra atividade didática a organização e coordenação e que objetiva a revisão ou adequação do processo de ensino. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.

Apesar da grande importância do planejamento de aula, porém, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível.

Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.

Planeje suas aulas e obtenha sucesso em classe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com