TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Regência de anos iniciais

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

INSTITUTO NATUREZA E CULTURA – INC

UNIDADE ACADÊMICA DE BENJAMIM CONSTANT

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ALEX FELIX MARTINS

JECKSON PEDROSA PEREIRA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS

Benjamin Constant - AM

2017

ALEX FELIX MARTINS

JECKSON PEDROSA PEREIRA

[pic 1][pic 2]

PLANO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS

Projeto de Estagio apresentado para o curso de Licenciatura em Pedagogia INC/UFAM/BCT, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Estagio Supervisionado na Educação nos Anos Iniciais.

Orientadora: Prof.ª Marinete Lourenço Mota

                      Prof.ª Alciana Salvador

                   

Benjamin Constant - AM

2017


IDENTIFICAÇÃO

Nome da escola: Escola Municipal Indígena Roberto de Almeida

Localização: Porto Cordeirinho, Rua São Mateus. S/N.  

Etapa: Anos Iniciais

Série: 3º ano   Turma: A      Turno: Matutino    

Professora: Elias Fernandes de Almeida

Estagiário: Alex Félix Martins e Jeckson Pedrosa Pereira

Orientadora: Marinete Mota e Alciana Salvador

Tempo:   4h                                            Dia: 27/10/2017

PLANO DE AULA

TEMA: A ética no Meio Ambiente

OBJETIVO GERAL

Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

JUSTIFICATIVA

O Estágio Supervisionado na Educação nos anos iniciais no curso de Pedagogia tem a carga horária total de 120 horas, que apresenta uma oportunidade de integração entre teoria e prática para o desenvolvimento de competências necessárias e experiências para uma futuro atuação profissional. Nessa perspectiva a Regência é uma das atividades desenvolvida no estágio, onde envolve a elaboração de um plano de aula que possui uma carga horária de 10 horas, sendo 6 horas para elaborar e 4 horas para aplicar na sala observada.

As áreas de conhecimentos que envolveram o plano de aula será a Linguagem oral e escrita, onde haverá diálogo com as crianças, desenhos, pois irá ser trabalhado pintura e colagem, e movimentos que serão desenvolvidos nas dinâmicas e atividades.

        A regência será realizada nos Anos Iniciais de serie 3º ano na escola Municipal Roberto de Almeida, onde foi observada em um período de 15 dias, com carga horária de 60 horas. De acordo com as observações notamos que é importante e necessário apresentar a importância da ética no meio Ambiente para as crianças, pois permite o desenvolvimento moral da criança, respeito, criatividade, mas principalmente a valorização da natureza.

A regência será realizada nos Anos Iniciais na Série 3º ano na escola Municipal Roberto de Almeida, onde foi observada em um período de 15 dias, com carga horária de 60 horas. De acordo com as observações notamos que é importante e necessário apresentar a importância da Ética no Meio Ambiente para as crianças, pois permite o desenvolvimento de respeitar o lugar onde vive e saber valorizar o meio e aos pessoas, mas principalmente a valorização da cultura indígena que tem o maior respeito pela natureza.

A ética deve ser contada para a criança desde cedo, para conhecer a realidade do povo de sua origem, que respeitam muito a natureza desde o início e conhecer a cultura e valorização. Nesse sentido, a importância de se trabalhar à Ética no meio Ambiente, perpassa pela sensibilidade de ouvir a história da ética do povo Ticuna ao meio ambiente, propondo várias atividades interativas e dinâmicas às crianças que desenvolvam seus aspectos cognitivo, afetivo, social e perceptivo motor.            

Esta regência tem o intuito de contribuir com o professor, pois a ideia é mostrar que o educador da educação nos anos iniciais precisa ser criativa, desenvolver atividades dinâmicas e brincadeiras que possibilitam a aprendizagem da criança e não se deixar vencer pelo comodismo. Pretende-se contribuir principalmente com a aprendizagem das crianças, através das atividades propostas, despertando suas curiosidades, interesse e ainda incentivando-os à prática da leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com