TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos de Series iniciais

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

   Historia: “Festas e Tradições Também Fazem História” 1 serie

Iniciarei com a roda de conversa para que os alunos identifiquem a procedência das pessoas representadas nas imagens propostas, deverei ampliar a conversa deixando que os alunos relatem o que sabem a respeito das origens dos familiares.

        Após farei a leitura compartilhada do texto “Nas ruas do Brás”, de Dráuzio Varella, explorarei as informações do texto com os alunos subsidiando-os para responder oralmente: Que comunidade é essa? Quais as mudanças que aconteceram nessa comunidade com o passar do tempo? Quais eram os hábitos e costumes das pessoas dessa comunidade? O que acontecia aos domingos nessa comunidade? Em seguida, os alunos farão o registro do que foi discutido.

        Em outro momento mostrarei fotos do rio Tietê, essas fotos exploram a referência que o texto de Dráuzio Varella faz ao rio Tietê quando passa pela cidade de São Paulo. Na relação entre passado e presente enfatizarei não os aspectos físicos do rio e/ou da paisagem, mas sim a relação entre as pessoas com o meio: no passado o rio era utilizado para a prática da canoagem e mesmo para o banho, práticas que os atuais níveis de poluição tornam impossíveis. Esclarecerei também que o rio é assim na cidade de São Paulo, pois em outros pontos os níveis de poluição são bem mais baixos. Em grupo, os alunos registrarão as conclusões que chegaram sobre as imagens.

        Mostrarei também imagens tem como objetivo o aluno a identificar o que são as festas. As imagens mostram três tipos de festas: festa do frevo, xaxado (folclore nordestino) e carnaval. Mencionarei que além dessas há outras festividades, que na maioria são festas típicas, muitas nascidas nos bairros de sua cidade, em grupos sociais de estrangeiros que vieram de outro país e aqui se instalaram. Levarei os alunos a refletirem as diferentes situações das festas e suas finalidades. Nessa reflexão, verificarei as festas das quais eles já participaram: casamentos, batizados, quermesses, carnaval, festas juninas, etc.

        Observaremos duas imagens de carnaval (uma de 1890 e outra de 2009). Solicitarei que analisem e comentem sobre as roupas, atitudes das pessoas e cenário em ambas as imagens.

        Analisarão também duas fotos de casamento (uma antiga e outra atual), pedirei que observem, estabeleçam comparações, evidenciando as mudanças que ocorrem nos festejos em diferentes tempos. Os alunos farão o registro dessas analise.

Esses conteúdos são importantes para as crianças saber das ricas tradições que o nosso país  nos oferece. E   para saber das mudanças que aconteceram com o passar dos anos nas comunidades e também  nas tradições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com