TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Café

Por:   •  13/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 8

ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES DE SÃO DOMINGOS DO PRATA (AAPISPRATA)

PROJETO LACCFORLOJA: LATICÍNIO DE LEITE DE CABRA - CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E LOJA

SÃO DOMINGOS DO PRATA

RESPONSÁVEIS: JOÃO BATISTA LIMA

PATRICIA BARONY

2020

Sumário

INTRODUÇÃO        3

APRESENTAÇÃO        4

JUSTIFICATIVA        4

OBJETIVO GERAL        5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

PÚBLICO ALVO        6

METODOLOGIAS        6

CRONOGRAMA FINANCEIRO        8

INTRODUÇÃO

A Caprinocultura é o ramo que trata do estudo e criação de cabras. Além de fornecer leite e carne, é útil também na produção de couro, pelo e esterco. A cabra foi o primeiro animal a prover alimentos domesticados pelo homem, há cerca de 7000 anos.

A criação de caprinos no Brasil teve início durante o período da colonização e, até os anos 70, o rebanho nacional era constituído, principalmente, por animais sem raça definida e ecótipos nacionais que produziam leite para suas crias (FONSECA; BRUSCHI, 2009). A partir da década de 70, surgiram as primeiras associações de produtores de leite de cabra e também ocorreram as primeiras importações de animais de raças leiteiras.

Tal cadeia ainda é pouco expressiva em termos econômicos, porém, tem sido uma alternativa para aumento da renda dos pequenos produtores, principalmente no Nordeste e Sudeste, áreas mais desenvolvidas do país.

O Brasil apresenta duas regiões com estímulos para produção e mercados distintos. Na região Nordeste existe incentivo para a produção por parte dos governos federal e estaduais através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no qual o governo compra o leite caprino objetivando fortalecer agricultores familiares e, ao mesmo tempo, alimenta uma faixa da população em risco alimentar com tal produto. No entanto, produtores da região Nordeste têm procurado alternativas para escoar sua produção, dados os recorrentes atrasos no pagamento e a baixa cota de leite estipulada por produtor. Na região Sudeste, segunda maior região produtora de leite no país, o incentivo para a produção é um nicho de mercado consumidor especial, que busca produtos diferenciados de valor agregado, “gourmet”, ou mesmo alimento funcional.

Em termos de número de estabelecimentos no país, houve um crescimento de caprinocultura de 16,5% entre os Censos Agropecuários de 2006 e 2017. Já em termos de comercialização, tal cadeia teve um aumento de 65,8%. Quanto aos produtos dessas atividades, foi registrada uma redução de 29,0% na produção de leite caprino entre 2006 e 2017 no país, o que praticamente equivale à redução do número de cabras ordenhadas, 31,0% (IBGE, 2018).

Minas Gerais foi o primeiro estado a instituir a caprinocultura leiteira, há 45 anos, e é o maior produtor da região sudeste do Brasil. Em 2011 foi promulgada a lei 19.853, conhecida como Leite Legal, que regulamenta a produção artesanal e a comercialização de derivados da ovinocaprinocultura. A partir da promulgação, o agricultor teve condições de crescer.

        Em 2017, o estado mineiro ocupava a 10ª posição do ranking de criação de caprinos, com rebanho de 81,3 mil animais. As raças mais criadas são saanen, alpina e anglonubiana e as principais regiões produtoras de caprinos de leite são a Grande BH, Campos das Vertentes e Zona da Mata.

APRESENTAÇÃO

A Associação dos Apicultores de São Domingos do Prata (AAPISPRATA), foi fundada em 11 de setembro de 2003, com sede na cidade de São Domingos do Prata. Atualmente conta com 20 associados, sendo cada membro responsável pela venda de sua própria produção, não tendo a associação responsabilidade alguma nas vendas das mesmas.

        Mensalmente é feita uma reunião com o objetivo de atualizar informações aos associados. A associação conta com a parceria do SENAR/MG para o programa de formação profissional e ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), não só para seus associados, mas para todo o município. A realização é em média de 40 cursos mensais, contando com 400 participantes por ano.

JUSTIFICATIVA

 Dentre as atividades agropecuárias, a caprinocultura é uma alternativa, pois a cabra adapta-se bem aos mais variados sistemas de criação e seus produtos têm propriedades funcionais e nutritivas reconhecidas.

No Brasil, a maior dificuldade dos produtores de caprinos está no preço dos insumos produtivos, que apresentam valores muito superiores em comparação com os de bovino, o motivo é a demanda menor. No caso da ração, por exemplo, os valores pagos nos produtos destinado aos bovinos são bem menores, ao passo que, nas lojas, o volume ofertado é maior e, nos produtos para caprinos, o baixo consumo gera um custo alto. Portanto, o interessado em investir no ramo deve estudar muito as condições do terreno, as possibilidades de assistência técnica próxima que possam atender ao produtor, a demanda do consumidor e sempre inovar e buscar um diferencial.

        Diante desta realidade, se fez necessário a elaboração do projeto, com o intuito de analisar o mercado da caprinocultura, a fim de ajudar possíveis futuros criadores que desejam investir nesse ramo de mercado da agropecuária.

A caprinocultura apresenta as seguintes vantagens que justificam sua escolha como atividade produtiva da propriedade:

  • Ciclo reprodutivo curto – se a cabra tiver desenvolvimento adequado e entrar em reprodução aos sete meses, com um ano de idade estará produzindo leite.
  • Espécie prolífica – alta ocorrência de partos gemelares.
  • Tamanho pequeno – onde se cria uma vaca, podem ser criadas de 5 a 8 cabras.
  • Intervalo de gerações curto – o que favorece a adaptação, a seleção e o melhoramento genético.
  • Qualidade do leite e a carne – o leite de cabra é mais valorizado no mercado.
  • A cabra adapta-se bem aos diferentes sistemas de criação.
  • Caprinos são capazes de aproveitar, na sua alimentação, os mais diversos tipos de vegetais, assim como caminhar bastante em busca das partes mais nutritivas das plantas, mesmo em áreas montanhosas.
  •  Menor preço em relação aos grandes ruminantes – o que favorece a aquisição e reduz o prejuízo em caso de perda.

OBJETIVO GERAL

        Desenvolver o setor da caprinocultura leiteira na cidade de São Domingos do Prata, através da AAPISPRATA e do SENAR/MG, com capacitação técnica e produtiva dos caprinocultores, buscando motivar produtores rurais a investir na produção de leite e seus derivados, promovendo assim o aumento da renda na região. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com