TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Extensão

Por:   •  28/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.177 Palavras (21 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA

licenciatura - MATEMÁTICA

[pic 1][pic 2]

Maceió-AL

2023

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        6

5        PROBLEMATIZAÇÃO        7

6        REFERENCIAL TEÓRICO        8

7        METODOLOGIA        12

8        CRONOGRAMA        21

9        RECURSOS        22

10        AVALIAÇÃO        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24

INTRODUÇÃO

No século XX verificamos mudanças de paradigmas quanto ao processo de ensino, que está em busca de novas alternativas para que o aluno consiga compreender o que está sendo ensinado, por meio de metodologias que favoreçam esse processo.

Pensando no ensino atual da matemática apresenta-se um projeto de ensino em matemática como uma alternativa pedagógica para enriquecer a qualidade do ensino da matemática no ensino fundamental.

O tema do projeto é “Modelagem matemática e tecnologias como alternativa metodológica no ensino de função afim e suas aplicações”.  Considerando a Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica para ensinar matemática foi proposta também o uso do computador como forma de instruir e auxiliar nas tomadas de decisões no processo de modelagem. Neste contexto, o Software Excel é uma alternativa de fácil assimilação, com o qual os alunos criaram tabela e representações gráficas.

Assim, apresentamos uma atividade de modelagem matemática destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, com foco no ensino de função afim, bem como para auxiliar no processo de aprendizagem desse conteúdo a partir da evidenciação de sua aplicabilidade na problemática do crescimento da população Brasileira.

O objetivo geral neste projeto de ensino é inserir a metodologia de modelagem matemática e utilização de tecnologias no ensino de matemática, para melhorar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de função afim, tornando-o mais compreensível e significativo para os alunos.

Dessa forma apresentamos, de forma organizada, os aspectos importantes para o desenvolvimento desse projeto, bem como a atividade desenvolvida na perspectiva da modelagem matemática. Utilizou-se para o planejamento, uma Trajetória Hipotética de aprendizagem algo similar a um plano de aula, porém com mais detalhes.

  1. TEMA

O tema desse projeto de ensino é Modelagem matemática e tecnologias como alternativa metodológica no ensino de função afim e suas aplicações.

Escolheu-se esse tema, ao observar as dificuldades e insatisfações dos alunos na etapa do ensino fundamental anos finais quanto ao aprendizado da disciplina de matemática, em especial o conteúdo de funções. Esse fato contribuiu para a pesquisa de novas metodologias que incentive o ensino aprendizado dos alunos para os conceitos de funções que, para alguns alunos é um conteúdo por vezes incompreensível.

A função afim é um conteúdo que possui várias aplicações no dia a dia, desta forma é necessário fazer a contextualização deste conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e, uma alternativa é a utilização da Modelagem matemática que aborda, por meio da Matemática, situações do cotidiano não essencialmente matemáticas.

Sendo assim, com o intuito de potencializar o ensino é que integramos a utilização de tecnologias no ensino de função afim, na construção de gráficos e facilitar o raciocínio para a construção do modelo matemático em discussão.

  1. JUSTIFICATIVA

Segundo os Parâmetros Curriculares de Matemática (PCN) do ensino fundamental, a matemática é importante, “pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção de conhecimentos em outras áreas curriculares” (BRASIL, 1998, p. 15).

No entanto, muitas vezes a matemática se apresenta distante da vida das pessoas. Isso se dá pelo fato do ensino realizar-se por meio de procedimentos mecânicos e sem significado prático para o aluno. Deve-se também pelo fato da organização dos conteúdos ser hierarquizada, ou seja, considera-se a estrutura lógica dos conteúdos e não as possibilidades de aprendizagem do aluno.

Outro ponto destacado pelos PCN é a distorção da ideia de “cotidiano”, ou seja, trabalha-se apenas com o que se supõe fazer parte do dia a dia do aluno, desconsiderando conteúdos importantes. Desse modo, é necessário reformular os objetivos do ensino da matemática, rever conteúdos e buscar metodologias para uma formação mais adequada.

Portanto, deve-se considerar como ensinar e como organizar as situações de ensino e aprendizagem. Os PCN de matemática, assim como Van de Walle (2009), apontam algumas possibilidades de trabalho em sala de aula para a construção da prática docente. Destacamos: a modelagem matemática e as tecnologias da informação e os jogos.

A metodologia de Modelagem matemática é “um processo de representar as situações complexas usando expressões matemáticas, investigar a situação com um modelo, e tirar algumas conclusões da atividade” (LEW, 2004, p. 95).

A utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula é uma estratégia viável ao professor que se depara com a vontade de inovar e explorar conceitos matemáticos que até então era eram de difícil visualização para o aluno.

Dessa forma, as tecnologias somadas as atividades de Modelagem Matemática promove uma educação significativa aos alunos, uma vez que potencializam a motivação do aluno em aprender e possibilitam explicitar uma ligação entre realidade e conhecimento teórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (263.7 Kb)   docx (784.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com