TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  23/2/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

HEIDEANE LIMA BRANDÃO 

A INFRAESTRUTURA PREDIAL PODE INFLUENCIAR NO DESEMPENHO ESCOLAR DE PROFESSORES E ALUNOS?

Um estudo de caso com a implantação do novo campus do CEFET/MG no munícipio de Contagem/MG.

Belo Horizonte/MG

2020 


  1. Apresentação do problema

O dinâmico processo de ensino-aprendizagem é complexo e abrange a interação de diversos fatores para ser realizado de forma adequada. Ele requer desde de um corpo docente qualificado até condições de infraestrutura escolar favorável a começar de itens básicos, como o fornecimento de água e energia, manutenção, limpeza até salas de aulas confortáveis, quadras, salas de professores, bibliotecas, laboratórios com equipamentos e computadores com acesso à internet, materiais didático-pedagógicos e etc, os quais funcionam como ferramentas para auxiliar o professor a promover no aluno sua aprendizagem, autonomia, criticidade e criatividade (LEITE et al., 2017).

Uma pesquisa realizada em 2011 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) traz associações positivas entre as condições físicas das escolas e o aprendizado dos seus estudantes mostrando que o desempenho dos alunos que estudam em ambientes com boa infraestrutura é superior ao que estão em escola que não dispõem de ambientes adequados.

Nessa conjuntura, no primeiro semestre de 2018, o 11º campus do CEFET/MG passou a funcionar na sua nova sede localizada na Alameda das Perdizes, 61 – Bairro Cabral na cidade de Contagem/MG. Anteriormente, ele funcionava provisoriamente na Avenida Doutor Antônio Chagas Diniz, 655, bairro Cidade Industrial, na Praça da Cemig, em um prédio cedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.  O novo campus é composto de um prédio principal, portaria, estacionamento e campo de futebol. São 18 salas de aula, 20 laboratórios, biblioteca, auditório principal com 220 vagas, sala de conferências para 65 pessoas, além dos setores essenciais como serviço médico e odontológico, restaurante estudantil e salas administrativas. Tendo uma infraestrutura física nitidamente superior e maior que a do campus antigo, essa mudança de endereço ainda possibilitou a expansão do número de vagas e cursos ofertados por essa instituição.

Diante desse cenário, surgiram os seguintes questionamentos: qual a infraestrutura adequada para que uma escola tenha condições de oferecer uma educação de melhor qualidade? Quão positivamente a mudança da infraestrutura física impacta na aprendizagem dos alunos?? Após a mudança de endereço, o número de egressos e evasão nos cursos aumentaram ou diminuíram? O desempenho escolar dos alunos foi afetado? Quais os pontos que mais influenciaram para que isso ocorresse?

  1. Justificativa da Pesquisa

Estudos têm mostrado que a escola pode fazer a diferença na vida do aluno a medida que proporciona a ele um ambiente propicio e adequado para uma aprendizagem de qualidade. Segundo Neto et al (2013), essa concepção tem impulsionado uma série de estudos, nacionais e internacionais, a fim de identificar que características ou fatores escolares são mais eficazes para promover aprendizagem e desenvolvimento. Busca-se, assim, encontrar os “determinantes-chave” da eficácia escolar.

De acordo com Garcia (2014), o edifício escolar, seu projeto que engloba a localização, os espaços internos e externos, as instalações influenciam diretamente o comportamento humano. Diante disso, a infraestrutura das escolas é um dos aspectos da educação brasileira que vem chamando a atenção há muitos anos, pois é importante proporcionar um ambiente físico que estimule e viabilize o aprendizado, além de favorecer as interações humanas.

O presente trabalho se justifica por buscar identificar os indicadores educacionais que avaliam a qualidade, a produtividade e a capacidade do serviço oferecido pelo CEFET/MG. Esse trabalho poderá nortear essa instituição quanto aos impactos positivos e/ou negativos que a sua infraestrutura proporciona a sua comunidade acadêmica.

  1. Objetivos da Pesquisa

Objetivo geral: o presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho escolar da comunidade acadêmica do campus de Contagem do CEFET/MG após a utilização de uma nova infraestrutura física planejada e projetada para esse fim.

Objetos específicos:

  1. Determinar quais indicadores educacionais servirão de alicerce para avaliar a qualidade, a produtividade e a capacidade do serviço oferecido por essa instituição.
  2. Realizar a coleta de dados do número de evasão escolar, a média de notas da escola e os índices de aprovação registradas durante a estadia no campus antigo e agora no novo campus.
  3.  Levantar o número de horas trabalhadas e a dedicação realizados pelos docentes.
  4. Realizar uma pesquisa de satisfação do aluno, bem como dos docentes e funcionários.

  1. Metodologia de trabalho

A pesquisa será baseada na metodologia de estudo de caso, utilizando a tipologia descritiva e exploratória. Para a investigação empírica do problema de pesquisa, primeiramente, será realizada uma pesquisa documental e observação nos ambientes de trabalho escolhidos. Em segundo momento, será elaborado um questionário para coletar informações sobre a infraestrutura do campus em relação às instalações, equipamentos pedagógicos e serviços, bem como a satisfação dos alunos, docentes e funcionários com as instalações ofertadas. Por fim, podem ser utilizadas ainda entrevistas visando aprofundar algum aspecto que porventura não tenha ficado explicitado por meio dos métodos de coleta de dados utilizados.

Após a coleta dos dados será realizada a organização, análise e problematização das informações reunidas. Serão produzidos e publicados artigos acerca do tema bem como participação em eventos científicos. Ao final será elaboração a dissertação da pesquisa.

  1. Resultados esperados

Para garantir o sucesso de uma instituição de ensino é necessário bem mais que um excelente sistema de aprendizagem. É imprescindível uma gestão educacional que consiga monitorar, planejar e agir de forma estratégica e eficiente. Sendo assim, espera-se que a abordagem ergológica desse trabalho possibilite identificar, além dos objetivos descritos acima, o quanto as condições de infraestrutura do novo Campus de Contagem impactou no desempenho escolar dos seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com