TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  27/4/2022  •  Dissertação  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO[a] DE PESQUISA

Nome: Ana Maria Leite das Dores

RU: 2819237

Polo: Uninter – Macapá

TEMA: Inclusão Escolar

DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA: Porque[b] a inclusão escolar é um desafio nas escolas regulares?

JUSTIFICATIVA: A Inclusão Escolar nas escolas regulares, ainda é um grande problema, sendo que a capacitação dos professores, não é uma realidade. As escolas particulares possuem uma realidade bem diferente das escolas regulares, ainda que essa realidade não seja muito diferente, porque mesmo as elas, possuem dificuldades para disponibilizar a Inclusão Escolar. Apenas para uma pequena camada da sociedade, essa Inclusão é uma realidade, somente para os mais bem privilegiados financeiramente. A falta de investimento de recursos públicos, políticas públicas são apenas algumas das inúmeras problemáticas que as famílias com crianças especiais, possam ter uma escola inclusiva. No meu trabalho vou mostrar as dificuldades enfrentadas e o que poderia ser feito para minimizar essas inúmeras dificuldades.

OBJETIVO GERAL: Demonstrar para nossas autoridades e principalmente para a sociedade, os problemas de inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais e o que poderia ser feito para uma qualidade de ensino adequada e oferecer uma estrutura escolar ajustada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1º Mostrar que não devem existir diferenças na qualidade de ensino das classes sociais.

2º Definir que todas as escolas devem possuir estrutura escolar suficiente e adequada para todo e qualquer aluno, independente de sua limitação física ou mental.

3º Demonstrar a importância da família, no aprendizado dos filhos com PCD

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: “A falta de capacitação de docentes e demais colaboradores escolares é também um grande desafio no cotidiano da escola regular” [c]

“Não há no país uma cultura de inclusão bem definida, por isso, o comum é que apenas pessoas com algum tipo de especificidade, como o surdo ou o cego, façam cursos específicos.” 

Outro desafio da inclusão escolar no cotidiano da escola regular é a adaptação da infraestrutura escolar”

METODOLOGIA: [d]Para fazer este trabalho irei usar pesquisa Bibliográfica, estou certa que encontrarei respostas para tentar melhorar os problemas que serão apresentados.

REFERÊNCIA:

Disponível em:  https://educacao.imaginie.com.br/os-desafios-da-inclusao-escolar-no-cotidiano-da-escola-regular/#:~:text=A%20falta%20de%20capacita%C3%A7%C3%A3o%20de,o%20cego%2C%20fa%C3%A7am%20cursos%20espec%C3%ADficos. Acesso em 26/02/2022[e]

[f]

[a]Olá Ana!

Sou a professora Ana Rosa Massolin Albrecht e vou estar corrigindo seu Projeto de Pesquisa. Caso necessário, farei comentários ao longo do trabalho.

[b]Por que

[c]Aqui, você colocou diversas citações. Mas de quem são essas citações?

Neste tópico você deve elaborar um texto breve contemplando os principais conceitos e concepções baseado em autores relacionados à sua pesquisa. Este tópico resultará no desenvolvimento de seu artigo científico. Lembre-se de citar e referenciar corretamente os autores.

[d]Na escrita do artigo científico, lembre-se que você deve classificar sua metodologia de acordo com os seguintes aspectos:

Forma de abordagem: qualitativa e/ou quantitativa

Técnica de obtenção de informações: bibliográfica, documental, experimental, de campo ou coleta de dados

Instrumentos utilizados: observação, questionários, levantamento bibliográfico, entre outros

[e]Sugiro rever normas da ABNT para a elaboração de referências. De maneira geral, as referências se constituem da seguinte forma:

Capítulos, volumes ou parte de uma obra:

CHAUÍ, Marilena. A questão da autonomia. In:_____. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001. cap. 8, p. 195-203.

GOMES, Antônio. Divisões de fé: as diferenças religiosas na escola. In: AQUINO, Júlio (Org.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. 9. ed. São Paulo: Summus, 1998. p.107-118.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com