TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“O Projeto de Vida e a Formação Integral dos Sujeitos”

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

INTRODUÇÃO

As escolas têm como papel principal transmitir conhecimentos gerais nas áreas de humanas, exatas e biológicas além de ensinar os direitos e deveres que o aluno tem como cidadão, na sociedade. Tem também como desenvolver habilidades criticas e explorar suas percepções de mundo, moldando assim um cidadão de bem.

O Projeto de Vida citado pela BNCC visa desenvolver habilidades tais como: determinação, perseverança, proatividade, autoavaliação entre outras.

A reforma do Ensino médio com a lei 13.412/2017 não impõe como o Projeto de Vida deve ser implantado nas escolas, isso vai de acordo com cada forma que os  professores juntame4nte com a direção das escolas acharem melhor.

[pic 9]

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto de vida de acordo com a BNCC deve ser incentivado durante o Ensino Fundamental e consolidado no Ensino Médio, trazendo vários benefícios para os estudantes quanto na infância, adolescência e trazendo vantagens para a vida adulta do individuo.

Como foi citado, o autoconhecimento é essencial para que as decisões sejam feitas de maneira consciente, em benefício da construção do futuro, gerando impactos na formação do cidadão. Isso considera que os estudantes podem fazer escolhas aliadas aos seus ideais, com isso, tornam-se adultos preparados para os desafios da vida prática, sendo capazes de encontrar soluções para as adversidades que possam surgir.

  A BNCC traz orientações a respeito dos objetivos para mudanças na educação, porém a forma de implementação fica a cargo da escola. Para isso, a escola pode contar com profissionais que dominem o tema e ajudem na elaboração dos planejamentos, como um orientador educacional ou orientador vocacional. Realizar conversas sobre o tema é de grande importância, pois como se trata de um período de transição, é interessante que haja parceria entre a escola, a comunidade, a família e o estudante. Assim como os estudantes os profissionais precisam de orientações e preparação para que lidem com maestria o assunto das melhorias que o Projeto de Vida possa trazer.

REFERÊNCIAS

https://cer.sebrae.com.br/blog/projeto-de-vida-na-escola/

https://www.educacaoconquista.com.br/blog/ensino-medio-blog/como-trabalhar-o-tema-projeto-de-vida-em-sala-de-aula/

https://escoladainteligencia.com.br/blog/projeto-de-vida-na-escola/  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (901.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com