TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO “VIDA E MOVIMENTO”

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO                                                                        [pic 4][pic 5][pic 6]

Governador Jorge Teixeira/RO

2017

PROJETO “VIDA E MOVIMENTO”

        

Identificação

Nome: Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS

Município: Governador Jorge Teixeira – RO

Telefone: 69 3524 1104

Email: cras_gjt01@hotmail.com

Endereço: Rua Emburana n° 966

Ano: 2017

Equipe de Execução:

Marcia Quenca Schmoller – Assistente Social

Gisely Gabriely de Oliveira Bezerra - Psicóloga

Layane Santana Andrade – Diretora Semas

Ana Karla Hubner Prudêncio – Orientadora Social

Keila Amorim de Lima - Coordenadora do cras

Elaboração:

Keila Amorim de Lima - Coordenadora do cras

01 Apresentação

Na busca por uma melhor qualidade de vida para os idosos de Governador Jorge Teixeira, foi desenvolvido pelo CRAS, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, envolvendo hoje cerca de 24 pessoas cadastradas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo SCFV , na expectativa de aumentar o numero de participantes. O projeto “vida e movimento”, objetivando principalmente o envolvimento dos idosos em atividades físicas, de expressão corporal, educacional e cultural, que lhes possibilitem a melhoria de sua condição física, emocional e principalmente a sua inserção na comunidade.

02 Justificativa

Na nossa sociedade, ser velho significa, na maioria das vezes, é estar excluído de vários lugares sociais. O idoso muitas vezes sofre preconceitos na sociedade e é visto como um ser que necessita de cuidados e sem voz ativa. Essa é uma visão equivocada, visto que, nessa fase da vida, as pessoas tendem a serem mais criativas, mais críticas e são ainda muito produtivas. Este projeto surgiu ao pensarmos em como poderíamos estar inserindo o idoso na sociedade sem que ele seja visto como um Ser cheio de preconceitos, manias, mas sim um Ser atuante cheio de vida.

Um projeto voltado para a questão da valorização do idoso na sociedade, conduzindo-o de forma saudável para que seja atrativo e possa despertar interesse na clientela que queremos conduzir, para que possam lidar com questões surgidas no dia a dia e saibam como enfrentá-las.

03 Objetivos

Promover sociabilidade, o envelhecimento ativo e saudável, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, prevenindo o isolamento do idoso, bem como seu asilamento. Para que tais atividades contribuem para o exercício da cidadania, a participação social, proporcionando a ampliação e defesa de direitos, a autonomia e o protagonismo das pessoas idosas.

Fazer valer, na prática, o Estatuto do Idoso, onde assegura a efetivação do direito à vida, a saúde, à alimentação, à cultura, ao lazer, à cidadania, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Incentivar os idosos a manter em sua rotina atividades sociais, através do trabalho em grupo;

Estimular a saudável convivência entre os idosos;

Promover a participação do grupo da terceira idade, em atividades sociais, culturais e artísticas;

04 Desenvolvimento

O Projeto Vida e Movimento será executado pelos Orientadores Sociais e acompanhado pelos Técnicos de Referencia e Coordenador, e em parceria com a secretaria Municipal de Assistência Social, Saúde e Educação.

Promoção de oficinas onde nestes encontros serão elaborados trabalhos manuais e atividades culturais, artísticas e esportivas, tais como Dança, esporte, folclore, passeios, oficinas de (pintura, fuxico, crochê), atividades corporais,  bingo, Poemas e músicas (dramatizações e parodiando), receitas, trabalhos feitos com argila, jornalzinho, tintas. proporcionando o processo para manutenção da qualidade de vida e valorizar também a importância da participação em eventos que integrem cada vez mais ações sociais perante a terceira idade e com estas técnicas poderão apresentar suas habilidades, através destas oficinas, ocasionando um trabalho de valorização da terceira idade perante a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (444.8 Kb)   docx (314.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com