TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É CULTURA?

Projeto de pesquisa: O QUE É CULTURA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.769 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO:

Essa ATPS tem, o objetivo mostrar as diversas manifestações culturais e associá-las com as demandas da sociedade para ter soluções e respostas para a questão social, aqui adotando como base de estudo o filme TROPA DE ELITE, que mostra a realidade da sociedade brasileira, como vivem as pessoas que moram em favelas e comunidades é como elas agem perante seus conflitos sociais, conflitos estes que influenciam muito na vida psíquica e social dessas pessoas e que tem como objetivo mostrar como o Serviço Social pode chegar a soluções e que o Assistente Social pode intervir nesta realidade social e assim identificar os conflitos sociais, entre diferentes grupos e ajudá-los dentro de uma política pública correta.

O QUE É CULTURA?

É um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada pó Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Em Roma, na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos), como empregado por Varrão, por exemplo. Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia (o termo alemão “Kultur” – cultura – se aproxima mais desta definição). Definições de cultura foram realizadas por Ralph Linton, Leslie White, Clifford Geertz, Franz Boas, Malinowski e outros cientistas sociais. Em um estudo aprofundado, Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura. 

Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite. Ela possibilitou o surgimento da dicotomia (e, eventualmente, hierarquização) entre “cultura erudita” e “cultura popular”, melhor representada nos textos de Matthew Arnold, ainda fortemente presente no imaginário das sociedades ocidentais. 

Enfim sintetizando, cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.

QUAIS SÃO AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME?

O filme mostra uma cultura totalmente defasada. Festas com músicas de ritmo FUNK, exibição de variadas armas, corrupção e tráfico de drogas faz parte da cultura da favela, a lei La dentro e a dos traficantes, eles matam fogueteiro que apontam (normalmente são crianças ou adolescentes as vítimas); No filme foi agregado à nossa cultura bordões como: PEDE PRA SAIR, TU É MULEQUE, DENTRE OUTROS. O desejo de obter dinheiro fácil e rápido aliado a falta de melhores perspectivas de vida. O sistema não tem limites e nem tem fronteiras e já faz parte da cultura da polícia por isso policial honesto e levado a loucura como vimos.

TEXTO: SOBRE OS CONFLITOS SOCIAIS

Violação dos direitos humanos

Segurança pública, criminalidade e poder público. 

No filme Tropa de Elite, os conflitos sociais são vistos a olho nu. É claro que nada mais é que a realidade de uma população que vive em submoradias e subúrbios, de países subdesenvolvidos como o Brasil. 

A Violência dentro dessas favelas e comunidades é o descontentamento de uma população em geral, e são muitos os motivos para todo este descontentamento, um deles é a falta de oportunidade na vida de estudar, pois a maioria deles abandonam a escola para trabalhar e ajudar a manter o sustendo da família, exploração de mão - de- obra ou trabalhos mal remunerados, por não ter condições dignas de moradia e assim partem estes indivíduos para o crime, reagindo com violência e agressividade, ou até mesmo por parte dos próprios policiais que deveriam ser exemplo de justiça, mas que por receberem salários baixos, salários estes que mal dá para sustentar suas famílias, ou até mesmo pelo stress do dia-a-dia causado pela sobrecarga de horário de trabalho, partem para a corrupção e violência.

São situações de conflitos sociais, também vista no filme que a violência na vida das pessoas em sociedade sempre se apresentou de uma maneira histórica e repetitiva em que a divisão de classes traçou e traça uma separação de interesses onde o mais pobre e menos favorecido, sofre com as consequências de uma luta constante e desigual.

A redução da violência e da corrupção dependem da eficiência de políticas públicas que estruturam e viabilizam qualidade de vida a população em geral, oferecendo a essas pessoas necessitadas, oportunidade a educação, acesso a saúde, trabalho, moradias, segurança pública, enfim que tenham uma vida digna em plenitude.

Por isso é que faz necessária a intermediação com clareza de real situação, que coloque de um lado os interesses da classe oprimida e de outro lado os interesses da classe dominante, que visa apenas o lucro e a dominação sobre os mais fracos, num contexto de desigualdade, onde se faz necessário a intervenção do Serviço Social.

As políticas públicas até existem, só não funcionam corretamente e isso gera um grande caos na sociedade e na vida das pessoas, aumentando a cada dia a violência é a criminalidade, essa que já vem desde o poder maior.

A intervenção do Serviço Social, consiste na promoção dos direitos humanos, agindo como mediador, com o objetivo de capacitar o indivíduo para a ação no que diz respeito ao seu próprio percurso de vida.

Essa intervenção é baseada em conhecimentos teórico-científicos, métodos e técnicas próprias para a ação que desenvolve, mostram e fazem prevalecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com