TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que A Hermenêutica Tem Acrescentado Em Minha Vida Ministerial E Pessoal.

Por:   •  2/1/2024  •  Tese  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 2

 INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

JONATHAN PEREIRA MONZON

O QUE A HERMENÊUTICA TEM ACRESCENTADO EM MINHA VIDA MINISTERIAL E PESSOAL.

UNIÃO DA VITÓRIA

2023

JONTHAN PEREIRA MONZON

O QUE A HERMENÊUTICA TEM ACRESCENTADO EM MINHA VIDA MINISTERIAL E PESSOAL.

Trabalho apresentado á disciplina, Hermenêutica, curso Livre em Teologia, Unidade Teológica. Pastoral União da Vitória (PR 001), Instituto teológico Quadrangular, como requisito Parcial para conclusão da disciplina.

Professora: Jackeline Kinak


O QUE A DISCIPLINA DE HERMENÊUTICA TEM ACRESCENTADO EM MINHA VIDA MINISTERIAL E PESSOAL

Essa matéria foi de muito aprendizado, a hermenêutica é uma das mais relevantes disciplinas para aqueles que postulam o estudo da teologia ou mesmo para os que, tendo ouvido o chamado de Deus para o ofício pastoral, tornam-se pregadores da sua palavra.

A falta de conhecimento desta disciplina tem causado sérios danos à credibilidade da pregação bíblica, um exemplo clássico de erro hermenêutico é a conclusão de que o estudo exaustivo da bíblia e da teologia prejudicam a espiritualidade do crente, ser mensageiro de Deus requer muita responsabilidade, entregar o recado de Deus com precisão é o grande desafio do pregador ou do pastor. Ser fiel à intenção do autor sagrado e à mensagem de Deus quer entregar através do texto bíblico é o grande ofício do exegeta, não podemos difundir por aí uma mensagem que não foi dada pelo Senhor, atribuir-lhe algo que não disse é, de acordo com as Escrituras, falsa profecia e nós não queremos ser falsos profetas, não é mesmo? Entretanto, como evitar que um texto seja mal interpretado? Deste problema que se ocupa hermenêutica.

Como visto em outras disciplinas na hermenêutica também vemos algumas figuras de linguagem como, a metáfora, metonímia, sinédoque, prosopopeia, hipérbole, alegorias, parábola, fábula, hebraísmo, e a tipologia, todas elas são recursos retóricos que se utilizam de símbolos (objetos, fatos, linguagem etc.) como meio de tornar eficiente a comunicação de uma determinada ideia.

Vemos também a questão da aplicabilidade das verdades bíblica, a conclusão literal, que se trata da compreensão exata, a conclusão moral, que se trata da compreensão do apelo moral existente no texto, e a conclusão prática, que se trata do resultado final, essa disciplina de hermenêutica foi de muito crescimento na minha vida pessoal e ministerial, para compreendermos melhor a bíblia precisamos claro o discernimento pelo Espírito Santo mas entender as regras da hermenêutica ajudam muito.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com