TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Cultura?

Seminário: O Que é Cultura?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Seminário  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura tem um abrangente leque de possibilidades de conceituação. Comumente, é entendida como a reunião de leis, costumes, tradições e artes de um povo ou nação. Porém, cada uma das áreas do conhecimento a descreve em seu favor, usando da linguagem que melhor se encaixa nas discussões que propõem.

Para a comunicação é a semiótica quem melhor explica tais conceitos quando a define como a reunião de signos facilmente decifrados pelo que pertence a determinado grupo e intrinsecamente ligada a comunicação - efetiva ou não.

A meu ver, descrever cultura no singular é um ledo engano. Dizer culturas, no plural, parece mais apropriado, especialmente se levarmos em consideração a questão da multiplicidades de culturas encontradas. Até mesmo uma nação de cultura consolidada há séculos pode ter diversas subculturas incorporadas a cultura central, como diferentes tipos musicais, religiões ou línguas. A aceitação das diversas culturas existentes em todo o mundo gera bastante discussão devido a antiga mania de classificá-las como melhor ou pior que outra.

Criou-se a ideia de hierarquização das culturas, que coloca determinada cultura como superior a outra por ser mais erudita. O fato é que pensar nas culturas como hierarquias empobrece a discussão e a aceitação. Os costumes, comidas e tradições de determinado povo não merecem ser desprezadas unicamente por não seguirem o padrão estabelecido pelos colonizados europeus, como é o caso das culturas indígenas e afrodescendentes nos países latino americanos.

Ainda pior que a hierarquização das culturas é a total negação de determinada cultura, especialmente as marginais. É comum encontrar pessoas descrevendo determinados membros de religiões ou gostos musicais como "aculturados".

Um claro exemplo atual é a rixa entre os que preferem músicas como MPB ou Rock negarem a "cultura" do Funk. De fato, é preciso admitir que a massificação das culturas marginais, como o Funk, através da disseminação por todo o país em modelos fabricados para o sucesso de mercado pode ter quebrado o conceito frankfurtiano de áurea que envolve o gênero musical, porém, no contexto em que foram criadas, o que aos ouvidos de alguns acostumados a ouvir MPB parecem apenas letras de baixo calão, são a forma de expressar a realidade das comunidades dos morros especialmente cariocas.

A questão central sobre a cultura mora no contexto. Quando determinada cultura migra do seu contexto original e passa a ser expressa ou descrita para membros de outras culturas, o choque entre eles acaba gerando a negação.

Felizmente, a globalização não gera apenas premissas negativas. Agora, com a advento das tecnologias e multiplicação de empresas multinacionais, é possível conhecer diversas culturas sem sair do seu país ou região. O Brasil, por exemplo, foi invadido por redes de comidas das mais diversas nacionalidades que proporcionam - mesmo que com determinadas alterações de mercado - experiências gastronômicas de países árabes, italianos e asiáticos. Há também uma maior miscigenação cultural entre os povos. Sushis de carne de sol, por exemplo, exemplificam perfeitamente como a dinâmica entre as culturas vem tomando novos rumos nos contextos contemporâneos.

É justamente essa conversa entre as culturas e sua coexistência quem poderá definir os novos rumos e classificações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com