TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Etnografia do Estado ?

Por:   •  17/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

1.O que é etnografia do estado ?

Etnografia do estado são pesquisas em contextos estatais, práticas burocráticas,  com grandes corporações e grupos de elite. Costumeiramente os antropólogos  se engajavam em pesquisar instituições e grupos sociais em posições socioeconômicas inferiores às suas, mas com o passar do tempo perceberam a importância de se debruçar sobre as instituições estatais e sobretudo para compreendermos  de fato o que é o próprio estado.  Atualmente esse trabalho já bem explorado pelos antropólogos, mas na década de 80 esse tema não tinha a mesma recepção. O brasileiro Roberto Kant, embora  não tenha a pretensão de classificar sua pesquisa sobre segurança pública como etnografia do estado foi o pioneiro nesse trabalho e proporcionou a construção deum campo de conhecimento sobre segurança pública no Brasil.  

2. Valores morais de agentes judiciais interferem na administração da justiça? Em sua resposta, explore a pesquisa da antropóloga Lucía Eilbaum. (até 15 linhas)

Sim. Segundo a antropóloga  Lucia Eibaum sentimentos e valores morais não só adentram o universo da administração de justiça como têm a si atribuídas credibilidade e validade jurídica. Em seu trabalho realizado na cidade de Buenos Aires a antropóloga descreve as dinâmicas de interação entre os procedimentos formais e outros elementos insuspeitados que eram determinantes não só para o desfecho dos processos, mas para cada fase como a investigação criminal, produção e interpretação de “provas” e a tomada de decisão. Infelizmente vemos esses sentimentos e valores morais atribuídos como credibilidade em nosso dia a dia, não observamos, por exemplo, as mesmas decisões judiciais sendo aplicadas a pessoas de padrão aquisitivo diferente. Se um negro da favela for pego com drogas em um baile funk  não receberá o mesmo tratamento da justiça que um branco da zona sul do Rio de Janeiro pego com droga na praia de Copacabana, um politico que rouba milhões dos cofres públicos não tem o mesmo tratamento do pobre que rouba na rua .  Infelizmente essa é uma triste realidade que está entranhada na administração do Judiciário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (212.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com