TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Leitura

Por:   •  26/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Desde os gregos e romanos, ler e escrever já significava possuir bases de uma educação adequada para a vida. No Brasil, estes eram privilégios de pouquíssimos, onde muitos educandos acreditam que ler resume-se apenas à decoreba de signos linguísticos. Até hoje prevalecem a chamada “cultura do silêncio”, onde dita-se que o educador é quem sabe e o educando é quem está lá apenas para absorver os conhecimentos do educador, não questionando assim os porquês, o que remete à “pedagogia do sacrifício” na qual aprende-se sem saber o porquê e sim porque apenas está imposto ao educando aquela matéria, onde ele se sente na obrigação de aprende-la, sem ao menos se questionar o porquê daquilo.

Usualmente constatam que a leitura seria uma ponte para o processo de formação integral e eficiente do indivíduo, porém existe ainda a “crise de leitura”, que seria a ausência de leitura de textos escritos, como livros principalmente os didáticos já que são os mais lidos por estudantes e os de mais fácil acesso (sendo estes àqueles que dão a ilusão de tornar seus usuários aptos a conhecer e até ensinar disciplinas, quando na verdade mais inibem à estimular o gosto pela leitura).

Diferente do que muitos pensam, a leitura não é apenas decodificar signos linguísticos e sim olhar uma coisa e ver outra. Sendo assim, não são apenas textos que podem ser lidos, mas também corpos (por meio da leitura corporal) e imagens (na qual seriam textos não verbais). A mesma pode possibilitar ler o mundo, aonde quer que estejamos, cada um entendendo assim àquela paisagem de um jeito. A leitura é muito ampla para ser definida apenas como a simples decodificação de signos linguísticos unidos em sílabas que assim, formariam as palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (25 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com