TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Patologia Do Concreto

Monografias: O Que é Patologia Do Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Patologia do Concreto?

Chamamos de patologia uma doença estrutural, ou seja, defeitos apresentados num empreendimento. Ela pode estar exposta em qualquer tipo de estruturas de concreto.

Como são apresentadas as características da patologia?

Suas características são apresentadas em forma de trincas, fissuras, carbonatação, corrosão, descolamentos de revestimentos e deformações.

Porque a patologia ocorre na construção?

A presença indesejável da patologia ocorre por culpa de maus profissionais, que executam cálculos estruturais sem o devido controle tecnológico e utilizam materiais de baixa qualidade.

Qual providência devo tomar para não ter patologias em minha obra?

É simples. Como já foi alertado na questão anterior, primeiramente, você deve contratar bons profissionais e utilizar materiais de qualidade em sua obra. Fora isso, você pode aplicar essa dica em quatro etapas construtivas, para a boa aparência de sua estrutura de concreto:

A) Projeto;

B) Execução;

C) Manutenção preventiva - efetuada antes dos primeiros três anos;

D) Manutenção corretiva efetuada após surgimento dos problemas.

RELAÇÃO SINTOMA X CAUSA

O professor ensina que é a partir dos sintomas que se inicia todo o processo de averiguação das causas e origem do fenômeno patológico, fundamental para o correto diagnóstico. O ideal, diz, é que as patologias do concreto armado sejam evitadas ou, então, tratadas para que não ocorra perda da estrutura ou de peças estruturais. “Nos últimos anos as normas vêm incorporando essas medidas mais intensamente – critérios de durabilidade –, que se fundamentam predominantemente nos mecanismos de deterioração do concreto (expansão e corrosão) e do aço (corrosão)”, observa, lembrando que tais critérios somados às demais recomendações para projeto e execução das estruturas constituem as principais medidas da profilaxia.

A fase mais importante desse processo é a do diagnóstico que, se for equivocado, implicará intervenções inócuas, dificultando estudos futuros, além do inútil gasto de dinheiro. Nas fases iniciais do estudo será preciso trabalhar com hipóteses, verificando sua veracidade. “Na realidade, nunca há certeza, mas sim redução no número de dúvidas. A eficácia do tratamento ou da solução só poderá ser confirmada pela resposta satisfatória da estrutura ao tratamento”, explica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com