TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia Do Concreto

Pesquisas Acadêmicas: Patologia Do Concreto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O processo de realização de uma edificação compreende as fases de projeto, execução e utilização.

A ocorrência de falhas em uma ou mais dessas fases provoca defeitos que podem comprometer a segurança e a durabilidade do empreendimento.

O concreto armado requer certos cuidados na sua elaboração, visando otimizar a sua vida útil e desempenho. A correta execução envolve estudo do traço, além da dosagem, manuseio e cura adequados, a manutenção preventiva periódica e a proteção contra agentes agressivos.

2. PRINCIPAIS PATOLOGIAS DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

—Deformação estrutural

—Corrosão das armaduras

—Lixiviação de compostos hidratados

—Falta de qualidade e espessura do cobrimento

—Irregularidade geométrica dos elementos de concreto armado

—Segregação do concreto

—Fissuras

3. DEFORMAÇÃO ESTRUTURAL

Segundo Sabatine (1998), as estruturas executadas na década de 70 possuíam vão médio de quatro metros, sendo que as atuais o vão médio é de sete metros entre apoios, como consequência as estruturas apresentam maiores deformações.

3.1 Deformação Excessiva em Balanço

4. CORROSÃO DAS ARMADURAS

A corrosão da armadura é um processo eletroquímico que para ocorrer necessita da presença simultânea de umidade e do oxigênio.

A permeabilidade do concreto, devido à alta relação água/cimento e dosagem inadequada, e a falha na elaboração do projeto estrutural e/ou na execução da obra, quando não garantem os cobrimentos das armaduras normalizados, constituem as principais causas da corrosão das armaduras.

4.1 Corrosão das Armaduras na Base do Pilar

Alta densidade de armadura com cobrimento insuficiente provocando corrosão generalizada e expansão da seção das armaduras com posterior rompimento dos estribos. (Jefferson Maia Lima)

4.3 Corrosão das Armaduras em Laje

Laje executada sem o mínimo de cobrimento para proteção da armadura que coincidiu com as juntas das fôrmas provocando corrosão generalizada e expansão da seção das armaduras. (José R. S. Pacha).

4.4 Corrosão das Armaduras em Vigas

5. LIXIVIAÇÃO DE COMPOSTOS HIDRATADOS

—A lixiviação é a ação extrativa ou de dissolução que os compostos hidratados da pasta de cimento podem sofrer quando em contato com água, principalmente as puras ou ácidas.

—A lixiviação do hidróxido de cálcio, com a consequente formação do carbonato de cálcio insolúvel são responsáveis pelo aparecimento de eflorescência caracterizada por depósitos de cor branca na superfície do concreto.

5.1 Lixiviação de compostos hidratados

6. FALTA DE QUALIDADE E ESPESSURA DO COBRIMENTO

A NBR 6118:2003 afirma que a durabilidade das estruturas é altamente dependente da qualidade e as espessura do concreto do cobrimento da armadura.

Helene (1993) ressalta que a qualidade efetiva do concreto superficial de cobrimento e proteção dependem, também, da adequabilidade da fôrma, do aditivo desmoldante e, principalmente, da cura adequada desta superfície.

7. IRREGULARIDADES GEOMÉTRICAS DOS ELEMENTOS DE CONCRETO ARMADO

São modificações em relação ao especificado no projeto estrutural e/ou fôrmas, na geometria dos elementos, podendo ocorrer em nível de planeza, esquadro ou nas alterações das dimensões das peças de concreto armado.

A qualidade da madeira e o cuidado nas execuções das fôrmas e do escoramento podem evitar irregularidades geométricas dos elementos em concreto armado.

7.1 Desaprumo em Pilar

7.2 Embarrigamento de Viga

8. SEGREGAÇÃO DO CONCRETO

É a segregação do concreto fresco de tal forma que a sua distribuição deixa de ser uniforme, comprometendo sua compactação, essencial para atingir o potencial máximo de resistência e durabilidade.

Principais Causas:

—Alta densidade de armaduras;

—Condições inadequadas de transporte, lançamento e adensamento do concreto;

—Consistência inadequada.

Ninhos de concretagem no encontro do pilar com a viga, posteriormente preenchido com tijolo cerâmico. (José R. S. Pacha)

Concreto executado com elevado fator água/cimento, acarretando elevada porosidade do concreto e fissuras de retração.

9. FISSURAS

As fissuras são um dos principais problemas patológicos no que se refere a construções, principalmente de concreto armado. Elas podem se manifestar desde a concretagem até anos após a mesma. De acordo com a NBR 6118:2003, as aberturas das fissuras não devem ultrapassar: à 0,2 mm para peças expostas em meio agressivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com