TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATO DOS ARTIGOS DE METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E ABORDAGENS usados NO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  5/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 2
  1. RELATO DOS ARTIGOS DE METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E ABORDAGENS usados NO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

A ginástica laboral pode minimizar os problemas trazidos pelo trabalho, evitando desequilíbrio e desgastes emocionais, físicos e mentais, causados pelas fortes pressões pela produtividade.

A ginástica laboral é conhecida como atividade física nas empresas, ou seja, são exercícios físicos aplicados aos colaboradores em seu ambiente de trabalho durante, no início ou no final do expediente, visando alongamento muscular, benefícios à circulação, momentos de descontração, e o esquecimento temporário dos problemas do trabalho.

São atividades terapêuticas e preventivas, que atuam na mente, cérebro e corpo, portanto, devem ser planejadas e variadas para não gerar cansaço aos colaboradores e ajudar a desacelerar as tarefas rotineiras.

A ginástica laboral oferece qualidade de vida, saúde e lazer, pois seus objetivos estão na prevenção e auxílio na recuperação de doenças ligadas ao estresse por meio de repetições monótonas, traumas, fadigas musculares; na busca em diminuir o número de acidentes de trabalho; incentivo à disposição dos colaboradores ao iniciar o trabalho ou retornar a ele, promovendo maior integração no ambiente de trabalho.

Existem empresas implantando a ginástica laboral com o intuito de estimular os colaboradores para uma vida mais ativa, pois a aplicação da ginástica laboral prepara o colaborador para atividades de força, velocidade ou resistência, previne a instalação de vícios posturais, reestabelece o equilíbrio muscular e articular, levando ao relaxamento.

Para estimular e tornar as aulas mais prazerosas aos colaboradores, é possível utilizar estratégias nas sessões de GL, para deixá-las mais atrativas e funcionais, como as dinâmicas lúdicas para os programas de ginástica laboral, acessórios ou materiais que podem ser aproveitados do próprio ambiente de trabalho, exercícios de alongamento, força, coordenação motora, exercícios para consciência do próprio corpo (movimentos e postura) e exercícios respiratórios.

Vale ressalvar, que as dinâmicas lúdicas e recreativas são poderosas e motivadoras, uma vez que, renova as forças para o trabalho, tornando o ambiente de trabalho mais agradável, humanizado e atraente. Ademais, auxilia na integração do corpo e mente, gera equilíbrio físico, social e mental, incentiva o trabalho em equipe e a socialização.

Além disso, a ludicidade é uma ferramenta para diminuir e combater o estresse organizacional, melhorando o clima interpessoal. São atividades descontraídas e divertidas, que oferecem novas situações, trabalhando a imaginação, a cooperação e a criatividade. Através de brincadeiras e jogos que o ser humano começa a se relacionar com o mundo.

Por fim, a organização de atividades de lazer e recreação, por meio da ludicidade e ginástica laboral, promove qualidade de vida e saúde, pois as atividades esportivas representam uma das formas mais utilizadas durante as horas de lazer por crianças, jovens e adultos. E o lazer também pode relacionar a atividades artísticas, manuais e intelectuais.

  1. RELATO DE ESTUDO DE REFERÊNCIAS ADICIONAIS

Incluir texto elaborado com base nas leituras das referências adicionais. As referências adicionais que você incluir, deverão constar nas referências ao final do relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com