TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do artigo: Invasões biológicas: uma sinopse de campo, rescisão sistemática, banco de dados e de literatura

Por:   •  5/6/2018  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de pelotas

Disciplina de Biologia da Conservação

Departamento de Ecologia Zoologia e Genética

Sthéfani Bregue e Yasmin Mello

31, maio de 2017.

Invasões biológicas: uma sinopse de campo, recisão sistemática, banco de dados e de literatura.

Introdução

A literatura sobre invasões biológicas cresceu rapidamente a partir do século XX quando cientistas, gestores, políticos e o público tornaram-se conscientes das muitas questões aplicadas de gestão de espécies invasoras, assim como as questões ecológicas levantadas por invasões biológicas. Um dos objetivos de muitos destes artigos foi tentar explicar as invasões biológicas, -colocando hipóteses sobre as espécies invasoras, as comunidades invadidas e suas interações, impactos da invasão e controle de invasores.

O objetivo foi avaliar o que foi estudado sobre os fatores causais pelas quais as espécies invadem novos ambientes e os impactos ecológicos das invasões biológicas. Para avaliar o estado atual do conhecimento, realizamos uma sinopse de campo e uma revisão sistemática desta literatura. Gaps lacunas e falhas esse topo de revisão pode não só explicar, mas também mapear as falhas que ocorrem nessas revisões bibliográficas.

A sinopse de campo que relatada no trabalho incluiu estudos que investigaram invasões biológicas em sistemas naturais. A revisão sistemática envolveu um subconjunto desses estudos, com foco na literatura explicando por que algumas espécies e comunidades são invasivas, e abordar questões fundamentais na ecologia e evolução usando o fenômeno de invasões biológicas.

O trabalho objetivou também ter uma visão mais abrangente da literatura sobre invasões biológicas. Algumas revisões são limitadas a um determinado taxon invasivo, a um único grupo funcional ou espécie. Outras se concentram em regiões geográficas específicas ou em aspectos particulares de invasões, como impactos ecológicos ou econômicos . Ainda há revisões que enfatizaram questões mais específicas como esforços realizados para quantificar a previsão do sucesso de plantas invasoras e aves, impactos de plantas invasoras ou comparações de espécies nativas e invasoras em subconjuntos mais limitados de espécies e regiões restritas.

Metodologia

Os trabalhos analisados para realizar a revisão bibliográfica foram realizados entre 1911-2011. Estas revisões foram pesquisadas e escolhidas através de palavras chaves e um website (Web of science).

Os artigos foram divididos em sinopse de campo e revisão sistemática através de scopus. Os focos de pesquisa foram trabalhos envolvidos com hipóteses de invasão, questões fundamentais em ecologia e evolução, estudos sobre impactos de invasões e combinações de uma ou mais dessas categorias.

Resultados e Discussão

Espécies exóticas invasoras 761 trabalhos

Conclusão

A metodologia de revisão sistemática oferece muitas vantagens sobre os métodos de síntese da pesquisa anterior para ecologia, evolução e biologia de conservação. Os resultados podem ser melhor e mais precisamente avaliados, investigados e atualizados. Estas são algumas das razões que se tornou padrão na medicina e outras disciplinas.

SOBRE ESPECIES INVASORAS¿

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com