TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  11/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.336 Palavras (22 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 22

                                                                                 SANTOS SÁ, Ana Claudia

                                                                                                                709441

                                                                                 SOUSA, Renata Cristina

 

                                                     RESUMO

Através deste trabalho TCC de caráter bibliográfico de conclusão do curso de Licenciatura em pedagogia, será mostrada a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras com materiais recicláveis e reutilizáveis na Educação Infantil e sua importância na socialização das crianças como também sua importância no processo de ensino aprendizagem, através dos jogos brinquedos e brincadeiras construídos com material reciclável e reutilizável. Tendo como tema central o lúdico através dos mesmos na construção do processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil, que e muito importante ,fazendo deste assunto um fator primordial a ser trabalhado por todos os pedagogos. Projeto-se neste, a função dos jogos brinquedos e brincadeiras, construídos através de material reciclável e reutilizável e suas funções lúdicas na Educação Infantil  e na construção interdisciplinar do processo de ensino aprendizagem. Também serão abordados alguns elementos sobre características de jogos, brinquedos e brincadeiras  considerando a opinião de diversos autores. Muitos conhecidos como Vygotsky, Kishimoto e mitos outros de forma direta ou diretamente citam em seus livros a importância dos jogos brinquedos e brincadeiras no cotidiano infantil.

Palavras-Chaves: Jogos. Brinquedos. Brincadeiras. Reciclagem. Lúdico

1.  INTRODUÇÂO

O presente projeto pretende refletir sobre a importância jogos brinquedos e brincadeiras  feitos com a reciclagem  e materiais reutilizável na Educação Infantil, utilizando a reciclagem como recurso de aprendizagem criativa e prazerosa, pois na educação Infantil, e o primeiro momento em que a criança interage com outro meio de educação a não ser o da família ou comunidade.

 A Educação Infantil vem complementar a formação da criança, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e motor. A escola nessa faixa etária tem a função de complementar não de substituir a família. Juntas, família, escola e comunidade poderiam oferecer o que a criança necessita para o seu crescimento.

Este projeto que levar você a compreender os benefícios da construção de jogos e brinquedos utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis como meio enriquecedor no processo de reflexão e construção de atitudes e praticas pedagógicas positivas visando o desenvolvimento da criança. Para que no futuro possam se tornar cidadãos que tenham hábitos responsáveis, éticos e sadios quanto ao meio ambiental. Compreender as atividades de construção e de utilização de jogos brinquedos e brincadeiras feitos , de material reciclável ou reutilizável, para os processos de educação ambiental na  Educação Infantil. Refletiu buscando compreender as influências mútuas e estas nas crianças, Descrever jogos e brincadeiras com material reciclável ou reutilizável, desenvolvendo a ludicidade através da construção dos brinquedos de sucata.

Para elaboração deste trabalho TCC foi feito um levantamento documental relacionado ao conceito básicos antinetes da Educação Infantil, Educação Ambiental, jogos e brincadeiras. Assim, este projeto utilizou como suporte as pesquisas realizadas em sites como: Google acadêmico e scielo, artigos científicos, sendo realizada também leituras de textos e livros relacionados a Educação ambiental, jogos, brinquedos e brincadeiras, para melhor compreensão sobre o tema abordado.

2. DESENVOLVIMENTO

1. Jogos, brinquedos e brincadeiras, usados na aprendizagem da  brincadeiras da criança.

        Entender como as crianças aprendem através dos jogos brinquedos e brincadeiras, mostrando a importância para o bom desenvolvimento da criança, sensibilizando os educadores para sua pratica em sala de aula ou como ensiná-las para obter um melhor aprendizado, com a arte de aprender, o brinquedo.

        De acordo com Vygotsky, o brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança, em que um comportamento pode adquirir significados. No brinquedo a criança se comporta de forma mais avançada do que nas atividades do seu dia-a-dia na vida real.

       O brinquedo da á possibilidade da criança, liberta-se de restrições que o mundo lhe impõe.Nem sempre os jogos e brincadeiras são levados em conta pelo currículo escolar, aparecem apenas como mera distração, como recreação.

      A brincadeira

Conforme afirma Spengler, (2010).

O desenvolvimento da linguagem, fala e escrita leva anos. Não se        alfabetiza a criança no seu primeiro ano escolar. O processo começa muito antes, fora da escola. A criança vive em um mundo cheio de letras e números e já tem conceitos em relação a eles. O papel da alfabetização formal é permitir que eles convivam e manejem letras e números da mesma forma que manejam tesouras, colam, pintam e desenham. Fica clara a necessidade de uma atenção especial ao período de alfabetização como um dos fatores de maior importância para a estruturação do conhecimento. (SPENGLER. 2010. P. 01)

Conceito de brincadeira, brinquedos e jogos de acordo com o dicionário Aurélio.

Podemos definir a brincadeira como uma atividade lúdica, organizada livremente pela imaginação da própria criança, elas podem brincar sozinhas ou acompanhadas por outras crianças ou adultos, desde que estes não façam imposições das regras, as ações, aos papeis, ao enredo e aos desfechos. Os adultos podem participar e sugerir, mas nunca interferir no sentido de descaracterizar a brincadeira, pois esta e a ação da criança.

O brinquedo, e definido como o próprio objeto com o qual as crianças brincam, e o suporte das brincadeiras, possibilita e estimula a representação de aspectos da realidade, podemos dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar as crianças um substituto dos objetos reais para que possam manipulá-los.

     O jogo e definido como divertimento submetido a regras flexíveis ou não e que buscam através de estratégias, concluir alguma missão, ou vencer o jogo, no caso de competição.

     Segundo VIGOTSKY,a brincadeira possui três características: A imitação, a imaginação e a regra. Estas características estão presentes em todos os tipos de brincadeiras, sejam elas de faz-de-conta ou tradicionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com