TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio de Estética

Por:   •  9/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

O que é petrolato?

Petrolato é o nome dado a toda  substâncias obtidas a partir de uma série de purificações do petróleo bruto. Este componente esbranquiçado foi identificado na perfuração de petróleo e passou a ser estudado, sintetizado e purificado para uso em ambiente industrial, atendendo a uma enorme demanda em produtos, inclusive cosméticos.

Sendo assim, o petrolato é um recurso natural, composto de hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio), que resulta em diversos componentes de textura fluida como óleo, e densa como ceras, ambos insolúveis em água.

Petrolatos que podemos encontrar nos cosméticos.

 Os mais encontrados nos rótulos são: Petrolatum ou Petroleum Jelly (vaselina), Paraffin (parafina sólida ou cera mineral), Paraffinum Liquidum ou Mineral Oil (parafina líquida ou óleo mineral), Microcrystalline Wax (cera microcristalina).

Também conhecido como geléia de petróleo, o petrolatum é usado como aderente em produtos que prometem hidratação e brilho, agindo como um impermeabilizante que fixa o produto nos fios e na pele. De fato, a curto prazo dá uma aparência brilhante que com o tempo se torna um entupimento na fibra e nos poros seguido de ressecamento por impedir totalmente a água chegar ao fio ou à derme e assim nutrir.

Onde é encontrado: produtos labiais, finalizantes para cabelo, loções, lubrificantes.

Qual nome procurar nos rótulos: petrolatum jelly, mineral oil jelly.

Problemas associados: quando a molécula se une com hidrocarbonetos aromáticos polycíclicos, os quais podem estar presentes no próprio produto devido ao processo de refinaria, assume qualidades cancerígenas, conforme apontam estudos. A União Européia proibiu de circulação a menos que haja registro de toda a cadeia de refinaria que comprove que o produto não entrou em contato com os citados hidrocarbonetos, derivados do processo industrial que tornam o insumo cancerígeno. Além disso, é contra indicado para gestantes. Pode causar reações alérgicas severas como a foto sensibilidade e interferir na hidratação normal da pele, deixando-a seca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com