TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Metodologia CIentifica

Por:   •  4/1/2022  •  Abstract  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

Uma vez que se entende que o conhecimento popular não é algo adquirido através de experimentação cientificamente comprovado, pode-se dizer que é algo adquirido pelo vivencia do ser humano através dos séculos que a humanidade está presente neste planeta.

As experiências vividas e as trocas de informações entre nós seres humanos consiste em um aprendizado cuja o qual aprendemos durante toda nossa vida , com as experiencias do cotidiano. Assim sendo quando mamãe dizia não brinque com fogo na sua infância provavelmente ou ela ouviu dizer que isso provocaria queimaduras cuja qual faria você sentir dor , ou ela vivenciou isso por experiencia própria. E são justamente estas duas coisas que formam o conhecimento dito de popular. As experiencias vividas por nós e o conhecimento passado de forma oral de geração em geração. Alguns talvez cientificamente comprovados outros quem sabe apenas crenças e superstições de um povo como por exemplo “se um gato preto atravessar sua frente terás azar por algum tempo”. Isso jamais foi comprovado pela ciência porem algumas pessoas afirmam que isso é verdade e levam tal afirmação tão a sério que recorrem a simpatias e outras coisas , crendo que isso resolveria o problema criado por sua superstição.

Já o conhecimento científico por sua vez é adquirido por meio da ciência. Estudos tiveram que ser realizados, testes tiveram que ser feitos. Vamos a um exemplo clássico que ainda estamos vivenciando nos nossos dias. A pandemia de corona vírus por exemplo.

Sabe-se que prata coloquial coloidal é um excelente bactericida e também usado como antibiótico, porem estudos mostraram que mesmo sendo eficaz para diversas coisas, não faz ela ser eficaz no combate ao vírus.
Como se chegou a esta conclusão? Ensaios científicos e estudos por especialistas comprovaram que nestes casos ela não contribui em nada a não disseminação do mesmo. Lógico usei aqui um exemplo presente em nossos dias, mas poderia citar N exemplos , porem resumidamente podemos dizer que o  conhecimento cientifico é aquele cuja o fato é real pode ser verificável e contingente e aproxima-se ao máximo da exatidão.
Já o conhecimento filosófico parte do racional e da observação dos acontecimentos. Poderia dizer aqui que a “Causa” e o “Efeito” que a observação de um determinado acontecimento causam, se observados de forma racional levam a filosofia. Ou seja, a filosofia também não faz experimentos para comprovar sua tese, porem não se pode afirmar que a mesma não tenha seu fundo de verdade, uma vez que em alguns casos comprova sua veracidade pela observação dos fatos ao longo do tempo.

Já o conhecimento religioso é aquele cuja qual compõem a doutrina e crenças de um povo. Acredita-se dadas pelo divino e em sua maioria não se pode comprovar a mesma a não ser pela fé.
O mesmo pode ser observado na própria bíblia no livro de apocalipse, para alguns “Revelações divinas” para outros apenas delírios de um prisioneiro, enquanto encarcerado na ilha de Patmos.

Ou seja, o conhecimento religioso vai muito da fé, dos valores étnicos que a pessoa adquiriu durante sua vida.

Já sobre a ciência pode dizer que é “um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido a verificação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (23.1 Kb)   docx (316.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com