TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SAD E ERP)

Por:   •  27/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.124 Palavras (13 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        RACI (RESPONSIBLE, ACCOUNTABLE, CONSULTED, INFORMED).        4

2.2        CONCORRÊNCIA PERFEITA        5

2.3        QVT – QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO        7

2.4        SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SAD E ERP)        8

2.5        MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO        9

3        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Esta produção textual interdisciplinar, é designada para análise e reflexão de uma SGA (situação geradora de aprendizagem), ao qual objetivasse solucionar determinados problemas referentes a empresa calçadista “Bonitta”, cujo a mesma é atuante a mais de 30 anos no setor de calçados em Rio Grande do Sul.

Recentemente a empresa encontra-se em momento de crise com sua produção, e até mesmo com seus processos internos, isto consequentemente leva a resultados negativos perante o mercado. Através de consultas e diagnósticos realizados pela empresa, uma solução estar sendo discutida pelos gestores, trata-se de uma remodelação da empresa para buscar maior eficiência e competitividade no mercado.

O primeiro passo deste processo de remodelação, será a aplicação do instrumento RACI, no desenvolvimento e inovação de um novo design de calçados. Através desta técnica os colaboradores vinculados com o projeto aos quais são, Pedro diretor da empresa, Marcos o gerente de projetos, Mari e Luana as analistas de marketing e Eliza a financeiro, saberão exatamente em qual atribuições estarão responsáveis, já que esta distribuição é a grande característica do instrumento RACI.

A empresa é pertencente a uma das estruturas de mercado, determinada como “concorrência perfeita”. A concorrência perfeita é intitulada na microeconomia, como uma estrutura pertencente ao mercado em que ambas as quantidades de vendedores e compradores devem ser iguais. Assim por meio de formulas podemos calcular os valores de oferta e demanda dos produtos das empresas. E diante do sentimento de insegurança vivido na empresa, exatamente por conta da situação negativa perante o mercado, a empresa calçadista “Bonitta” resolve implementar técnicas de QVT (qualidade de vida no trabalho) objetivando manter o comprometimento dos colaboradores com suas atividades.

 No setor de TI a discursão é sobre uso de recursos de tecnologia da informação, ao qual temos dois sistemas o SAD e ERP, ambos os sistemas ao serem implementados proporcionaram resultados positivos na gestão da empresa. Continuando com o intuído de remodelação, faz-se necessário conhecer e calcular a margem de contribuição total e unitária dos produtos oferecidos, ou seja, o propósito é verificar adequadamente os valores correspondentes às atividades realizadas.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. RACI (RESPONSIBLE, ACCOUNTABLE, CONSULTED, INFORMED).

A tradicional empresa do setor calçadista “Bonitta” que atua no Rio Grande do Sul. Deseja desenvolver-se de maneira que a mesma volte a ter reconhecimento dentro do mercado consumidor de calçados, já que a entidade passa por momentos turbulentos de sua vida empresarial, para reverter este fato a empresa passará a utilizasse, primeiramente da matriz RACI, visando solucionar o problema da falta de inovação no design dos calçados. Com segmento calçadista cada vez mais competitivo entre as empresas do setor, o design vem sendo uma das estratégias mais utilizadas por empresas que buscam inovação em seus produtos e objetivam fidelizar os seus clientes com os produtos oferecidos. Investir em design é essencial.

A matriz RACI é uma técnica por meio do qual, permite que cada colaborador vinculado ao projeto esteja convicto de suas atribuições durante o decorrer de todo o processo. De maneira mais explicita essa técnica é uma matriz de distribuição de responsabilidades. Seu funcionamento se dá por meio de um sistema gráfico, que disponibiliza o objetivo do projeto e toda a ação necessária para que esse objetivo seja alcançado com sucesso.

É subdividido em Responsible (Responsável): cujo este estar designado o papel de completar as tarefas e as respectivas entregas. Accountable (Aprovador): é respectivamente quem possui a autoridade final sobre a aprovação do projeto. Consulted (Consultado): é um agente ao qual pode ser interno ou externo a empresa, em que se possa fazer uma consulta com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das tarefas do projeto. Informed (Informado): é quando todas as partes interessadas no projeto, são informados dos resultados ou ações tomadas, e que consequentemente não precisam estar relacionados diretamente com a tomada de decisão.

Dentro da empresa calçadista “Bonitta” a matriz RACI vai ser utilizada no processo de inovação de um novo design de calçado, aos quais os envolvidos são o Pedro diretor da empresa, Marcos o gerente de projetos, Mari e Luana as analistas de marketing e Eliza a financeiro. As etapas são as seguintes: definir, projetar, desenvolver e testar este novo design. Definido as etapas do projeto e os componentes que atuaram no desenvolvimento das atividades, podemos então aplicar a técnica da matriz RACI. Exemplificada abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (210.6 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com