TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Senso Comum

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

O senso comum é um conhecimento adquirido pelas experiências, vivências do homem e observações do mundo, noções adquiridas pelos indivíduos. É caracterizado por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e sendo passado de geração em geração, formando uma herança cultural.

Sua função é orientar e preservar a sobrevivência humana nos mais variados momentos, pois é pelo senso comum que as crianças aprendem o que é o perigo, segurança, o mal, o bem, algumas atitudes e decisões da vida.

No senso comum não é necessário métodos ou conclusões cientificas, apenas o modo comum e espontâneo, sendo necessário assimilar conhecimentos úteis e informações do cotidiano para se tornar senso comum.

Não possui uma organização previa de estudos para se chegar a uma conclusão.

É considerado o oposto do conhecimento cientifico, pois no conhecimento cientifico é necessário á pesquisa, sendo necessária uma organização prévia de estudo para chegar á conclusão, sendo analisadas todas as informações comprovadas ou não através das teorias.

Faz parte do senso comum os concelhos, ditos populares, costumes, hábitos e crendices e estão em todos os lugares do mundo.

A cultura paraense é repleta de exemplos e o primeiro exemplo é os cheiros, banhos de ervas, “garrafadas” medicinais, sendo usada pra variadas coisas e produzida pelas ervas amazônicas. Acreditasse que esses cheiros podem atrair a pessoa amada, dar sorte, emprego e espanta mal olhado.

A proibição da mistura do açaí com leite ou fruta cítrica é muito característica da cultura paraense. De acordo com a cultura paraense, misturar o açaí com leite pode levar a pessoa a adoecer, causando dor de barriga, dor de cabeça, porem isso não é comprovado cientificamente.

É o ultimo exemplo do senso comum na cultura paraense é o canto do pássaro Bem-te-vi. Quando o Bem-te-vi canta muitas vezes perto de uma casa que mora alguma mulher quer dizer que o Bem-te-vi quer dar uma notícia e provavelmente uma noticia de uma nova gestação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com