TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TERRORISMO, NARCOTRÁFICO, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E CRIMES DIGITAIS

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

   [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância – 1

(AD 1)

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: UA - 3937 – TERRORISMO, NARCOTRÁFICO, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E CRIMES DIGITAIS – 2018A.

Curso: Superior em Tecnologia em Segurança Pública

Professor: Camel André de Godoy Farah

Nome do aluno: João Victor Cardoso Gomes

Data: 05/06/2018

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Avaliação a Distância 1 (AD 1)

1ª Questão (6,0 pontos):

Os acontecimentos políticos, sociais e econômicos que compuseram o cenário nacional nos últimos anos levou a população a manifestações públicas, por iniciativa individual ou organizada em movimentos sociais, para defender direitos, garantias e liberdades constitucionais, orientadas por propósitos sociais, políticos ou reinvidicatórios de toda natureza.

Em meio a estas manifestações, invariavelmente, tem sido registrados atos de vandalismo com a depredação de patrimônio público e privado.

No quadro apresentado, as depredações constituem-se em atos terroristas? Sim ou não?

Justifique a sua resposta.

Para responder estude o conteúdo do livro didático, postagens na ferramenta MURAL, conteúdo da ferramenta MIDIATECA e faça uma ampla pesquisa na Internet.  

Parâmetros para correção

Valor da questão: 6,0 (três) pontos.

Distribuição da pontuação:

1) Resposta sim ou não: 2,0 (dois) pontos.

2) Justificativa: 4,0 (quatro) pontos.

RESPOSTA:

Não. Tendo em vista que atos terroristas, ou somente terrorismo, tem conceito completamente diferente de depredações.

Enquanto terrorismo, de acordo com o manual do FBI, é a utilização ilegal de força e violência contra pessoas ou propriedades para intimidar ou coagir um governo, a população civil, ou qualquer segmento com o objetivo voltado para fins políticos e sociais.

Depredações é o nome que se dá ao ato de depredar, defraudar, vandalizar. Tais atos são invariavelmente criticados pela mídia, que aceita a liberdade de manifestação, mas critica a destruição, qualquer que seja ela.

Diante desses conceitos é possível notar que em nada tem a ver depredações com atos terroristas. Pois, enquanto as depredações estão relacionadas a, em resumo, destruir o patrimônio público por motivos de revolta contra problemas vividos na sociedade, os atos terroristas preocupa-se em utilizar de força e violência contra pessoas ou propriedades para intimidar ou até mesmo coagir um Governo ou a própria população civil, com objetivo de fins políticos, sociais, religiosos e etc.

2ª Questão (4,0 pontos):

Por ocasião da ocorrência de um atentado terrorista cabe aos Órgãos de Segurança Pública e de Defesa Civil estaduais uma série de ações que devem ser realizadas de imediato, ou seja, desencadeadas logo após a ocorrência do atentado.

Estas ações são fundamentais para diminuir o impacto do ato terrorista e contribuem para salvaguarda e proteção da população. Tais ações contribuem, também, para a investigação sobre o fato.

Estude o material disponível no EVA, faça uma ampla pesquisa na Internet a respeito da dinâmica pós-atentado e presente 4 (quatro) ações  de responsabilidade dos Órgãos de Segurança Pública e de Defesa Civil estaduais logo após um ato terrorista visando mitigar o impacto de um atentado terrorista .  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com