TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Trabalho Universitário: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

1 INTRODUÇÃO

Compreender-se como construtor da realidade social é fundamental ao aluno por outro lado cabe ao pedagogo contribuir nesse processo.

Ao realizar estudos tendo como perspectiva a compreensão de como se movimento e se realiza a construção do conhecimento de modo a privilegiar a interdisciplinaridade no vasto rol de teóricos elencados nas disciplinas Comunicação e Linguagem, Psicologia da Educação, O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos Educação e Diversidade: relações étnico ‐ raciais Seminários II se têm a oportunidade de desenvolver a reflexão crítica bem como, reelaborar conhecimento e por fim sistematizá-lo.

Busca-se a partir da leitura crítica oportunizada pelo aporte teórico disponibilizado entender que a comunicação e a linguagem é uma forma de interação social permeada pela simbologia, que; estudar a Psicologia da Educação permite compreender que a Psicologia é uma ciência que independe da Filosofia bem como essa trata a questão do desenvolvimento humano e ainda como o homem se relaciona no meio social com vistas a construir novos saberes.

Entender o papel do Pedagogo é imprescindível pois os escritos que tratam de seu trabalho nos espaços educativos consequentemente seus significados, podem revelar novos encaminhamentos referentes as suas atribuições para que possam sensibilizar a outros a terem voz e vez. Esse profissional pode ser o elemento chave para fazer acontecer a gestão democrática, com que as pessoas se sintam cada vez mais incluídas.

Embrenhar-se por essas veredas pode constituir-se numa forma de ampliar horizontes e oportunizar compreender não só o papel dos alunos mas também dos professores e da comunidade escolar para se buscar a integração das pessoas perante as diversidades e diferenças presentes na sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

É a partir das exigências que ocorrem na sociedade e no contexto educacional que a Pedagogia se movimenta, tem suas bases teóricas, históricas, científicas, filosóficas, tecnológicas dentre outras se movimenta no sentido de possibilitar a realização da ação pedagógica. Saviani, (2007)

O processo educativo não é estático, sofre transformações e é impulsionado a medida que ocorrem os avanços sociais. Desse movimento, novas atitudes, encaminhamentos e ações são exigidas de todos que atuam como pedagogo.

Implementar novas ações implica desenvolver estudos que possibilitem o desenvolvimento de atividades dinâmicas para a gestão, a docência, a pesquisa e permitam estreitar a relação entre a Pedagogia articulada às ciências da educação.

Atuar nesse sentido pressupõe desenvolver nos profissionais a capacidade para se buscar e obter a cientificidade dos fatos por meio da pesquisa no sentido de adquirirmos informações concretas, uteis e seguras acerca do processo educativo.

A pesquisa prescinde de uma linguagem para que as descobertas e resultados sejam comunicados à comunidade. Esta ação se dá pelo uso da linguagem nas suas múltiplas variações que se dão as interações sociais por vezes, vista de maneira preconceituosa. Nesse contexto se insere a conotação e a denotação com as quais se pode tentar estabelecer a relação que existe entre a linguagem acadêmica ou científica e as figuras de linguagem necessárias tendo em vista o uso adequado da gramática na construção do texto sob a ótica dos gêneros ou formação de determinado discurso sobretudo compreendendo que este abrange aquele diante das figuras e vícios de linguagem.

Os aspectos que tratam do novo acordo ortográfico da língua portuguesa podem certamente interferir na expressão oral e escrita e são objetos da competência do leitor.

Empreender estudos na área da Psicologia pode ser um viés para entender sua história e concretização enquanto ciência separada da filosofia, responsável pelo estudo do desenvolvimento e da subjetividade humana e suas contribuições para a aprendizagem escolar.

A aplicação prática dos conceitos das Psicologias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, no campo educacional nos levam a compreender como esses são entendidos pelos teóricos e ainda como as pessoas se apropriam de novos saberes e por isso as denominamos Psicologia da Educação.

Nesse campo, Jean Piaget quando pesquisa e trata da epistemologia genética nos remete a entender melhor sobre os estágios do desenvolvimento humano, estruturação cognitiva e aquisição do conhecimento pelas pessoas.

É Vigostsky com sua teoria sócio-interacionista que vai nos fazer entender como o ser humano se desenvolve e realiza a aprendizagem social mediada por sucessivas interações com parceiros mais experientes.

O professor Bruno do CE Avelino A Vieira – Curitiba considera, que, no que tange as dificuldades dos alunos ligadas ao desenvolvimento e à aprendizagem, a maior dificuldade para tratar o aluno com necessidades especiais em sala de aula “é fazer com que os alunos se integrem e aceitem os alunos que apresentam algum tipo de deficiente”.

Ao realizar seu trabalho nos espaços educativos o Pedagogo tem a possibilidade de implementar ações que levem a realização de um trabalho mais dinâmico, que seja construído no coletivo, com liberdade e isento de arbitrariedades.

Embora hajam discursos enfatizando a necessidade de que a atuação dos envolvidos no processo educativo deva ser participativa permeada pelo compartilhamento de decisões e do poder não se efetiva pois, ainda se observa a presença de um mecanismo que legitima decisões tomadas pelo poder central.

Mas, é o pedagogo cujas atribuições “exige intencionalidade e comprometimento como garantia à efetivação de um projeto de escola que cumpra com sua função política, pedagógica e social” (Web Aula 1) apoiado na legislação que no seu contexto histórico e político deve participar dos processos decisórios, mediar as questões que dizem que estão relacionadas à escola, ao trabalho coletivo, no sentido de organizar junto aos professores o planejamento do currículo ou o Projeto Político Pedagógico.

Disponível em: http://centralpedagoga.wordpress.com/ Acesso: 14.out. 2011

O trabalho pedagógico na escola além de “contribuir para com o envolvimento do aluno nas atividades da sala de aula facilita para todos professores equipe pedagógica e alunos”.

Agindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com