TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  1/10/2013  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 5

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A educação passou por uma grande evolução ao longo dos séculos. Desde o processo educativo voltado para a sobrevivência nas civilizações antigas, até os dias de hoje, onde existem diversas tendências pedagógicas visando o pleno desenvolvimento humano. Dentre os vários modelos pedagógicos, métodos educacionais e metodologias de ensino e aprendizagem, existe uma grande e importante preocupação, como deve ser o trabalho pedagógico na educação infantil? O que fazer para que as crianças se desenvolvam plenamente e adquiram competências e habilidades relevantes para sua idade? Qual a importância do brincar nessa fase?

Pensando nisso, realizamos a seguinte pesquisa, com o objetivo de esclarecer essas dúvidas pertinentes do trabalho do educador de educação infantil, bem como contribuir para a formação daqueles que estudam a área citada e ainda aprender um pouco mais sobre essa importante fase da vida infantil.

2. A organização do trabalho pedagógico na educação infantil

Toda a educação é um processo teleológico, ou seja, tem objetivos a serem alcançados, vemos nos projetos pedagógicos, diversas habilidades e competências as quais as crianças devem adquirir em determinado período de tempo. Entretanto, para alcançarmos tais metas, precisamos compreender que necessitamos de algumas estratégias que nos auxiliaram nessa caminhada, entre tantas citaremos aqui a organização do ambiente de sala de aula, a dinâmica de trabalho e atitudes entre professores e alunos e ainda o planejamento e a avaliação, os quais citaremos no próximo capítulo.

2.1 Organização do ambiente de sala de aula

Muitos são os fatores que podem motivar ou desmotivar um aluno em seu processo de ensino e de aprendizagem, entre eles encontramos o ambiente escolar.

Para fornecermos um processo educativo de qualidade e que realmente vise o pleno desenvolvimento do educando, precisamos lhe oferecer um ambiente educativo rico e bem organizado, como nos menciona Kramer (2006), que não basta apenas os materiais didáticos adequados, embora esses sejam de extrema importância, é preciso também eles estarem articulados de maneira que favoreça a construção do conhecimento da criança. E se tratando de crianças de educação infantil, apenas o espaço de sala de aula não é o suficiente, eles necessitam do espaço de toda a escola e algumas vezes, até mesmo fora dela.

Os ambientes da escola que possui educação infantil, devem ser seguros, propiciando o deslocamento autônomo das crianças. Já a sala de aula deve estar organizada de maneira que, as crianças tenham acesso aos materiais didáticos, como jogos, livros e brinquedos, os quais a professora pode ir substituindo gradativamente por outros, lembrando sempre, que a educadora deve interagir com a criança, questioná-la sobre o que ela está construindo e ainda direcioná-la aos outros materiais, caso perceba que a mesma fica fixa com um mesmo material sempre. “Além disso, as mesas, cadeiras e estantes precisam ser distribuídas pela sala de modo a reservar um espaço livre destinado às atividades da professora com toda a turma.” (KRAMER,2006, p. 80) Pois é no momento do trabalho coletivo, onde mais há a troca de experiências entre os alunos, seja na hora da novidade ou na hora do conto, é a hora dos alunos verbalizarem suas emoções, opiniões e críticas.

2.2 Dinâmica de trabalho e atitudes

De nada adianta ter uma sala de aula milimetricamente organizada, com materiais didáticos caríssimos e cheia de possibilidades de conhecimento, se o professor não conseguir cativar seus alunos e manter com eles uma relação de respeito e confiança.

3. O planejamento e a avaliação na educação infantil

Diferente do que muitos pensam, planejar para a educação infantil não é uma tarefa muito fácil, pois o seu planejamento exige que, os conteúdos de ensino sejam transformados em habilidades, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com