TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO REFERENTE A TERCEIRA INSTRUÇÃO

Por:   •  20/7/2021  •  Resenha  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  5.890 Visualizações

Página 1 de 3

À GDGADU

À Aug e Resp Ben L Simb Gonçalves Ledo nº 20

Or de Pedreiras-MA

TRABALHO REFERENTE A TERCEIRA INSTRUÇÃO DO GR De Comp M

        O Companheiro Maçom descobriu por sua perseverança e afinco nos trabalhos até aqui executados e nas lições aprendidas com dedicação e desvelo, que é plenamente capaz de avançar na busca de seu desenvolvimento, pois que já possui consciência plena de si mesmo, quesito imperioso nesta jornada.

        Motivado pelo acúmulo de conhecimentos e pela maravilhosa oportunidade que tem em desfrutá-los na construção de sua consciência moral, despojada dos vícios que, passo a passo, desbastou, seu trabalho agora estará voltado para a real interpretação dos instrumentos e os parâmetros por eles inspirados, sempre buscando formar a mentalidade do homem desprendido, enérgico nos propósitos de servir e arrojado na decisão de construir o edifício da virtude.

        As ciências místicas fornecem linhas de raciocínio essenciais na idealização desta nova criatura imaterial. A geometria adequando as proporções dos sólidos e despertando o interesse pela forma. A análise do efeito gravitacional, corpos atraídos por forças imensuráveis e seus paralelos com as atitudes humanas. A necessidade de união de todos os povos, todas as raças e todos os credos. A geração do pensamento na busca do intelecto evoluído, enfim o gênio do criador manifestado em suas criaturas estimulando a gnose, a busca da luz verdadeira, o conhecimento.

        A mudança de hemisfério traz consigo novo estágio de estudos e interpretações. A razão tem lugar nesta etapa, como elemento de luz sobre onde antes operava as trevas. O desenvolvimento das questões intelectuais e de sua sensibilidade ao apreciar os fenômenos naturais, intui o companheiro na busca das interpretações do mundo que o cerca.

        O reconhecimento dos instrumentos de oficio na Arte Real e sua associação com os valores morais, ainda persiste. Porém agora com maior ênfase, já que as comparações tomam outra direção, sem no entanto, variar de propósito.

        Ferramentas adquirem conotações de maior vigor e amplitude, pois direcionam a atenção para a profundidade de pensamento, maior abrangência intelectual e ampla vontade de angariar conhecimentos e posturas verdadeiramente maçônicas.

        Tendo galgado este importante degrau da Escada de Jacó, aumenta substancialmente a necessidade do Comp M. em assimilar e compreender que, sua tarefa na construção do ser ideal, não pode se restringir a ampliar conhecimentos do simbolismo e liturgia maçônica, ainda que de vital importância para a continuidade de seu crescimento prático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (713.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com