TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Texto Sobre Libras

Por:   •  5/7/2023  •  Dissertação  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

Libras - Atividade discursiva

Primeiramente, vale ressaltar que, a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) é considerada bastante importante para as pessoas que possuem deficiência auditiva, por fazer com que elas possam se sentir mais aceitas na sociedade e, também, por não limitar suas competências devido à esse problema.

Dessa maneira, é de suma importância que as pessoas interessadas no aprendizado dessa linguagem atentem-se às mínimas coisas como as expressões faciais, por exemplo, pois elas fazem muita diferença numa conversa com um “surdo” e pode mudar todo o sentido do que se quer dizer. Em relação ao gestor, é interessante que o mesmo esteja a par das condições desse aluno, como por exemplo, conhecer seus pais, entender as questões desse aluno, pois isso auxiliará a desenvolver suas potencialidades de maneira adequada. Além disso, o educador deverá estar atento as questões coletivas da turma, para que cada aluno possa se adequar ao ambiente de forma inclusiva.

Também é necessário ser cuidadoso quando ocorre um primeiro contato com um indivíduo “surdo”, pois ele faz das libras sua comunicação. É importante levar em consideração vários aspectos, dentre eles temos o modo de chamar a sua atenção, evitando o toque (pois muitos se assustam), mas sim utilizar o campo visual para iniciar o primeiro contato. Como a cultura surda possui suas peculiaridades, seguir os hábitos de apresentação pessoal utilizando a expressão facial é uma ferramenta extremamente útil.

É válido enfatizar também que, é importante iniciar uma apresentação com informações básicas para que, assim, possa acontecer um diálogo fluido, conseguindo uma compreensão entre ambas as partes. Desse modo, é de suma importância que a pessoa com a deficiência se sinta incluída no ambiente que se encontra, para que assim as barreiras sociais impostas para com as mesmas possam ser reduzidas e elas se sintam parte do todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com