TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Acadêmico – CST Radiologia UNIP

Por:   •  29/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

 [pic 1]

Instituto de Ciências da Saúde

Campus Goiânia / Flamboyant 

Curso: Radiologia

Disciplina: História da Radiologia  

Professor: João Marcelo Porto de Deus

Trabalho Acadêmico – CST Radiologia UNIP    

 

Data da Prova

 

 

Nome do aluno:

 

RA:

Turma:

 

Assinatura do aluno:

Nota Prova Prática/Trabalho

 

 

 

COMPOSIÇÃO DA NOTA DE TRABALHO  

 

Trabalho 1: É específico para estudo da descoberta dos raios x, onde o aluno será avaliado através de um questionário para aquisição de notas.  

 

Total previsto para a atividade = 2,5 pontos.  

 

Observação: O aluno deverá ler o texto sobre a descoberta dos raios x, e responder a questões demonstradas, cada questão respondida dentro dos objetivos citados, valerá 0,83 ponto.  

 

[pic 2]

 

Trabalho 2: É específico para ressonância, mamografia e radioterapia, onde o aluno será avaliado através de um questionário para aquisição de notas.

 

Total previsto para a atividade = 2,5 pontos. 

 

Observação: O aluno deverá ler o texto sobre a ressonância, mamografia e radioterapia, e responder a questões demonstradas, cada questão respondida dentro dos objetivos citados, valerá 0,83 ponto.

 

TRABALHO 1 - Valor 2,5 pontos 

 

Descoberta dos Raios x  

     O raios x é um tipo de radiação eletromagnética com frequências superiores à radiação ultravioleta, ou seja, maiores que 1018 Hz. A descoberta do raio X e a primeira radiografia da história ocorreram em 1895 pelo físico alemão Wilheelm Conrad Rontgen, fato esse que lhe rendeu o prêmio Nobel de Física em 1901.

 

        Foi durante o estudo da luminescência por raios catódicos em um tubo de Crookes que

Conrad descobriu esse raio. A denominação “raio x” foi usada por Roentgen porque ele não conhecia a natureza da luz que tinha acabado de descobrir, ou seja, para ele, tratava-se de um raio desconhecido.

 

     Os raios X são obtidos por meio de um aparelho chamado de Tubo de Coolidge, um tubo oco que contém um cátodo em seu interior. Quando esse cátodo é aquecido por uma corrente elétrica, que é fornecida por um gerador, ele emite grande quantidade de elétrons, que são fortemente atraídos pelo ânodo, chegando a este com grande energia cinética. Quando eles se chocam com o ânodo, transferem energia para os elétrons que estão nos átomos dos ânodos. Os elétrons com energia são acelerados e emitem ondas eletromagnéticas, os raios x.

  1. O raios x foi a maior descoberta do campo da medicina, uma vez que utiliza a radiação para diagnóstico de várias estruturas anatômicas e de forma não invasiva, mas sabemos que, por se tratar de radiação, temo que nos atentar aos efeitos biológicos, explique como acontece esse efeito na célula e quais são as consequências.  

 

  1. Os raios x é uma radiação eletromagnética com grande poder de penetração a matéria, mas sabemos que ela não possui apenas essa propriedade, cite as propriedades dos raios x.  

  

  1. Após a descoberta dos raios x, sabemos que a indústria, a saúde, o campo de pesquisa, a energia nuclear etc. todos esses campos foram beneficiados, faça uma dissertativa falando quais são os benefícios que a sociedade teve com essa descoberta marcante.  

 

RESPOSTAS

 

  1. Os fenômenos biológicos da radiação são consequência de fenômenos químicos e físicos; quando há exposição a doses elevadas de radiação, muitos tecidos orgãos são danificados, podendo causar por exemplo, náuseas, vômitos e falta de apetite. Existe também o efeito tardio, esse efeito o paciente só observa as consequências após meses ou anos.

b) Das propriedades dos raios x; propagam se em linha reta e não faz curva. Propagam se em linha reta e não faz curva. Produz dois tipos de feixes de radiação, primário e secundário. Enegrece filmes fotográficos. Tem maior quantidade de números atômicos. Podem provocar mudanças biológicas quando interagido com o sistema biológico.

c) O exame de raio x veio para mudar por completo os diagnósticos permitido uma visualização rápida dos órgãos examinados, não invasivas...

 

TRABALHO 2 - Valor 2,5 pontos 

 

Leia o texto abaixo:

 

Breve História da Ressonância Magnética

 

     A Ressonância Magnética (RM) é uma técnica de imagem usada principalmente na medicina para produzir imagens internas do corpo humano. A RM é baseada nos princípios da ressonância nuclear magnética, uma técnica espectroscópica utilizada por cientistas para obter informações químicas e físicas de moléculas.

     A descoberta da RM é atribuída a dois cientistas, prêmio Nobel em 1952, Felix Bloch e Edward Purcell, que descobriram o fenômeno da ressonância magnética independentemente em 1946. No período entre 1950 e 1970 a RM foi desenvolvida e utilizada para análises moleculares físicas e químicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (731.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com