TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Metodologia

Por:   •  14/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Faag – Faculdade de Agudos

Análise de Metodologias.

Agudos – SP

2019

Metodologia “Parte de uma ciência que estuda os métodos aos quais ela mesma recorre.” (Houaiss, 2009. p 1284)

É o estudo dos métodos. São as sequências de passos a serem seguidos para se chegar a um determinado fim.

Ao definirmos um projeto, devemos seguir uma ordem de ações para que o resultado esperado seja atingido. Temos um PROBLEMA a ser resolvido, e queremos alcançar uma SOLUÇÃO. Para que isso ocorra, devemos identificar as etapas de elaboração de um projeto e colocá-las em prática para chegarmos a um resultado satisfatório.

A utilização de uma metodologia para desenvolver um projeto, se faz necessário, não só para agilizar o processo criativo, mas também, organizar as ideias, levando ao resultado esperado num menor tempo e sem interferências.

As metodologias não são estáticas. Não existe um único método perfeito. Ele pode ser adaptado ou modificado conforme a necessidade. Não existe uma receita pronta.

Hoje se faz necessário um desenvolvimento em curto espaço de tempo, mas com alta qualidade na solução. Com as mudanças provocadas pela globalização, novas tecnologias, economia virtual, sustentabilidade, entre outros, resultaram em um aumento da complexidade dos problemas de projeto, o que leva à necessidade da aplicação de métodos projetuais.

Geralmente, todos os métodos contemplam os seguintes aspetos:

  • Problema: trata-se da identificação e enunciação de uma necessidade.
  • Levantamento de dados: recolha de informação para análise.
  • Conceptualização/estudo de alternativas: definição de conceitos.
  • Seleção das alternativas: análise, seleção da alternativa.
  • Desenvolvimento: concretização teórica e/ou gráfica dos elementos do projeto para posterior produção/implementação.

Cada arquiteto/designer se identifica com um método e/ou técnica específica e cada desenvolvimento implica em uma situação diferente e particular.

Metodologias de projeto de alguns Autores

Método de Archer

As etapas do modelo de Bruce Archer são ramificadas, apresentando tanto ações independentes que podem ser realizadas paralelamente, quanto em etapas lineares, que só podem ser iniciadas depois que as anteriores são cumpridas.

Para Archer um projeto começa com uma necessidade a ser resolvida. Se essa necessidade puder ser prontamente atendida, significa que não há um problema, mas se a necessidade não puder ser imediatamente atendida é por que existem certos obstáculos a serem resolvidos. Encontrar os meios é o trabalho do Designer.

Método de Bonsiepe

Gui Bonsiepe enfoque no científico propõe uma metodologia onde cada etapa depende do resultado da anterior. O método proposto por Bonsiepe apresenta-se como referência no desenvolvimento de produtos. A necessidade de solucionar algo, propor uma inovação ou uma melhoria, surge de um problema. Este “problema” refere-se à primeira fase de seu método projetual.  Fase dos questionamentos.

A segunda fase trata de analises.  

A terceira fase trata de definição do problema. Bonsiepe propõe: lista de requisitos, hierarquização dos requisitos e a estruturação do problema.

A quarta fase exercita a criatividade por meio do uso de ferramentas que estimulam a geração de  alternativas.  

Já a quinta e ultima fase é o projeto, que inclui a elaboração dos estudos de custo, produção e série, avaliação do produto depois de lançado no mercado e eventuais modificações.  

 Método de Pahl e Beitz

Método de projeto com origem na engenharia tem uma abordagem técnica. Propõe quatro etapas: Clarificação das necessidades, Projeto conceitual, Projeto preliminar e Projeto detalhado. Cada etapa é constituída por uma lista de atividades e objetivos a serem atingidos, quando o processo é então finalizado com a documentação do produto e a sua solução. O detalhamento destas ações é importante para que nenhuma atividade seja deixada de lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com