TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Metodologia

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Metodologia

1. Porque o conhecimento é um processo e não uma meta a ser atingida?

R: Pois o processo tem sua trajetória, uma imensa variedade de formações nas passagens mais diversas. O homem busca sempre algo a mais que possa solucionar seus problemas, procurando respostas para as adversidades e produzindo, adquirindo assim conhecimento maior com suas experiências.

2. Em que se preocupa a teoria do conhecimento?

R: O quanto a impressões da realidade são equivocadas. Como exemplo de quando estamos parados e vemos o sol se mover em torno da terra. Pessoas acreditavam que a terra não se movia, e acreditando-se também nas pessoas de alta classe com estudos e ate em autoridades.

3. Explique o que é o conhecimento.

R: Conhecimento é o resultado de uma relação que se estabelece entre um sujeito que conhece que é sujeito cognoscente, e também um objeto a ser conhecido, o objeto cognoscível. É algo que adquirimos ao longo da vida podendo ser qualquer elemento como objeto físico inanimado, real e tangível, ideias, fenômenos da física entre outros.

4. Diferenciadas formas de abordar a questão do conhecimento já se ocuparam em explica-lo ao longo da historia. Nesse sentido há duas posições dominantes. Explique cada uma delas.

R: Objetivismo: os objetos devem ser apenas descritos, uma vez que sua essência é dada, faz parte da realidade. (ele descreve apenas)

Subjetivismo: ele desvenda a verdade alii existente. (Ele desvenda)

5. O conhecimento é estático? Justifique sua resposta.

R: Não . Pois o problema é que hoje sabemos que a verdade sobre os fatos, as ideias, a realidade, além de não ser absoluta, também pode ser transitória e ate consensualmente aceitas. Entretanto a verdade nos leva a considerar como tal tudo o que guardar conformidade com a realidade algo que se apresenta como dado inquestionável, e seu oposto seria ilusão, irreal e mentira.

6. Explique o significado de DOGMA.

R: Dogma é uma verdade que aceitam como verdade no inicio e podendo vir varias outras historias, a primeira opinião jamais será modificada!

7. Porque o dogmatismo é perigoso? De exemplo.

R: Pois pessoas acreditam em coisas que nem sempre é bom para todos, podendo assim prejudicar a muitos pela sua falta de aprofundar no conhecimento de seu tal assunto. Como por exemplo, o que aconteceu com Alemanha de Hitler e seus dogmas arianos; Tamben na Bosnia, a limpeza étnica promovida pelos sérvios... entre outros.

8. O que são paradigmas?

R: Os paradigmas são conjuntos de crença e valores que sustentam a sociedade.

9. Explique como nasce o conhece mítico.

10. Como o conhecimento mítico opera?

11. Por que a ciência nega o conhecimento mítico?

12. Qual a base e o pressuposto do conhecimento religioso?

R: ele trabalha no plano da fe e pressupõe a existência de forças que estão além da capacidade de explicação do homem, instancias divinas consideradas criadoras de tudo que exite.

13. Relacione os dogmas ao conhecimento religioso.

R: esse modo de conhecer o mundo cre num conjunto de verdades preexistentes porque já são apresentadas porntas aos seguidores, por isso se usa a expressão revelação para indicar o somatório das crenças na quais se apoias cada religião. Como são revelações frequentemente não podem ser questionadas por isso a maior parte das religiões ainda que não todas andam de mãos dadas com o dogmatismo.

14. Como pode ser definido o conhecimento filosófico?

R: como uma forma de pensar, uma postura de reflexão diante do mundo. Significa refletir criticamente sobre algumas coisas.

15. Qual o objetivo do conhecimento filosófico?

R: o objetivo do conhecimento filosófico se constitui de realidades que não são perceptíveis pelo nossos sentidos. Assim, por ser um conhecimento de ordem supra-sensível, ele ultrapassa a experiência. A filosofia caminha , assim no mundo das ideias.

16. Explique o que é conhecimento vulgar.

R: É conhecimento espontâneo ou senso comum a todo aquele saber que resulta de experiências levadas a efeito pelo homem ao se defrontar com os problemas decorrentes de sua existência.

17. O que é senso comum?

R: é um tipo de conhecimento que esta ao alcance da pessoas comuns, justamente por não serem especialistas como os filósofos e os cientistas ou teólogos.

18. As seguintes características fazem parte do senso comum: Subjetivismo, qualitativo, heterogêneo e a generalização. Explique cada uma dessas características.

19. Como o conhecimento do senso comum é obtido?

R: é obtido por meio das circunstancias pessoais vividas ou então absorvidas do saber dos outros ou das praticas vivenciadas pela coletividade.

20. Qual o papel da ciência na atualidade? E como ela cumpre esse papel?

R: O papel da ciência é evoluir os conhecimentos acumulados pelas diferentes gerações também podem possibilitar a evolução da ciência. E ela cumpre seu papel verificando e comprovando ou não a veracidade do saber apresentado pelo conhecimento vulgar.

21. Constituem características do conhecimento cientifico, entre outras: Objetivo, homogêneo, diferenciador e a renovação e modificação. Explique cada um deles:

R: Objetivo: é objetivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com