TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Moda

Por:   •  13/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 10

Elizangela Santos Silva

elismorena.1994@hotmail.com

Maria Késia Da Silva Santos

kesia.dink@ig.com.br

Maria Lúcia Souza Soares

juquinhamodas@hotmail.com

Natália Aparecida Lima De Andrade

natalia.andrade1906@gmail.com

Natasha Machado Alves

n_hc@hotmail.com

Renata Cristina Santos Da Silva

recris.silva2012@gmail.com

Professora Orientadora: Heloísa Nobríga

DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO PARA A MARCA V.ROM

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo descrever as necessidades de um nicho de mercado que tem crescido a cada dia; esse público busca mostrar sua identidade através das suas roupas cheias de estilo, que refletem personalidade. Esse consumidor segue as tendências e está sempre antenado, mas é ele quem dita sua própria moda.

Palavras chave: Personalidade, estilo, identidade, moda.

 

ABSTRACT


This paper aims to describe the needs of a niche market that has grown every day, this public search show their identity through their clothes full of style, reflecting personality. This follows the consumer trend, is always in tune, but it is he who said his own fashion.


INTRODUÇÃO

        Desenvolver uma coleção de moda masculina aqui no Brasil pode parecer relativamente fácil, visto que os homens são mais resistentes às mudanças de cores, formas e silhueta e a grande maioria dispensam o uso de acessórios e outros detalhes que o público feminino  aprecia. Grande é o desafio dos designers e de marcas e grifes de moda quando decidem investir em inovar para o público masculino.  Ainda que lentamente, tem acontecido uma revolução no comportamento e na moda masculina. Fora do circuito fashion  a decepção é evidente. Homens heterossexuais,  resistem, mas sentem a pressão de  se vestirem elegantes, com glamour e bom gosto, preferem  o estilo tradicional, demonstrando masculinidade.                Essa coleção foi desenvolvida para um público masculino de personalidade marcante, homens vaidosos, com  estilo e modernos; que buscam  expressar sua identidade e estilo de vida  atravéz da moda.

                 Uma coleção que teve como  inspiração o estilista Christian Dior da década de 50, para a marca V.Rom. Como não podia ser diferente, essa ousada coleção veio pra chocar, chamar a atenção.Buscou trabalhar o exagero, a extravagância e a ousadia, características marcantes da grife Dior que permanece até os dias atuais.

        Apesar de relativo, o pouco interesse da indústria em investir nesse nicho de mercado, ele existe sim, e merece uma atenção especial, visto que, apesar de sutil, o crescimento é percebido atravéz de reportagens em revistas do meio da moda, celebridades  e artistas famosos.

             O objetivo dessa coleção é trazer de volta ao mercado da moda, as coleções da marca V.Rom,  salientando a proposta de uma  moda masculina ousada sem perder a virilidade e nem parecer uma roupa demasiadamente feminina.


  1. DESENVOLVIMENTO

        Desenvolveu-se uma coleção de moda masculina para a marca V.Rom. Uma marca de moda masculina que surgiu no mercado no ano de 1997. Inicialmente, a marca desejava atingir o público que frequentava as festas de música eletrônicas, marcantes na época. Suas peças fizeram tanto sucesso que no ano de 2002, Alberto Hiar o “Turco Loco” dono da marca Cavalera, se interessou em associar-se à eles e no mesmo ano a marca entrou para a programação da São Paulo Fashion Week, ganhando, assim, maior visibilidade.

        A marca V.Rom passou a ser administrada por Turco Loco  e além de lojas próprias, as peças da marca eram também vendidas nas lojas Cavalera.

        A marca cresceu, ganhou seu espaço, e passou por um redirecionamento e amadurecimento. Porém no ano de 2012, a marca apresentou sua última coleção para o São Paulo Fashion Week e encerrou suas atividades, com a intenção de reestruturá-la.

        Essa coleção desenvolvida foi pensada justamente no fato da marca estar ainda desativada, com o intuito de trazê-la de volta ao mercado, pois  observa-se  a carência de uma marca inovadora e ousada como esta para atender os desejos desse público masculino que está crescendo cada vez mais.         

1.1  A INSPIRAÇÃO

        O trabalho inicial foi com a pesquisa de moda inverno 2015. Para isso foi utilizada diversas fontes dentre elas o Book de Tendências Senai Mix Design. Deste, foi tirado a inspiração para a cartela de cores e tecidos.Além disso, a marca foi muito bem  pesquisasada e estudada para nos fornecer informações sobre últimas coleções, desfiles, modelagens e a proposta da marca. Outro ponto importante da pesquisa e inspiração foi o estudo  da década de 50, da qual foi escolhido o estilista Christian Dior, que foi um estilista referência da década.  Dior, após um período de resseção durante a segunda Guerra Mundial, trouxe no início da década de 50, período pós- guerra, o luxo, a extravagância e o exagero em sua primeira coleção.  Com o seu modelo que se tornou símbolo da volta à feminilidade, o tailleur Bar, um casaquinho de seda bege acinturado com uma saia ampla preta plissada, foi batizado por “New Look” pela redatora da revista Harper’s Bazaar, Carmel Snow. Estava então definido o novo padrão da moda feminina. Tendo essas informações em mãos, foi definido o tema da nossa coleção: “New Look”. Sim, o novo visual da moda masculina. Pegamos a essência das criações de Dior; o luxo, a ousadia e a extravagância. Característica marcante da marca Dior até os dias atuais. Como o próprio Dior dizia: “Não basta a roupa ser bonita, ela tem que chocar...” Esse foi o ponto chave  para iniciar o processo de criação. Decidimos ousar, trouxemos para as nossas peças, a extravagância, e o exagero.

              Ter Christian Dior como inspiração pode causar estranheza, e no primeiro momento parece até um contraste a alta costura com uma moda streetwear, despojada e masculina. Porém, o intuito foi esse mesmo, o de chocar e chamar a atenção. Também característica de Dior e V.Rom.

O desenvolvimento dos croquis foi uma atividade mais complexa, visto que a marca lançou sua última coleção há dois  anos, sendo assim buscamos referências da atualidade na qual o maquiador  Ricardo dos Anjos, foi uma das inspirações  para essa nova proposta, a forma como se veste, seus acessórios e tatuagens, refletem bem o público alvo dessa marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (334.5 Kb)   docx (200 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com