TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Técnico em Informática

Por:   •  9/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

         Aula 05: Paradigmas da pesquisa

Data: 24/06/2019

Conteúdo(s) abordado(s):

  • Os paradigmas da pesquisa
  • Positivismo
  • Fenomenologia
  • Materialismo Histórico-Dialético

Objetivo da aula: Conhecer os paradigmas da pesquisa.

Passo a passo da aula: Na aula 5, abordamos o conteúdo sobre os paradigmas da pesquisa que de acordo com Martins e Ramos (2013), os paradigmas mais trabalhados nas pesquisas em educação, são: o positivismo, a fenomenologia e o materialismo histórico-dialético.

Com base no que estudamos, o Positivismo tem três fases: o clássico, empírico e o neopositivismo, e tem por suas principais características considerar a realidade formada por partes isoladas; não interessa as causas dos fenômenos, elimina-se a busca dos porquês. Em seguida vimos outro paradigma que foi a Fenomenologia, que surgiu no momento da crise e suas principais caraterísticas são: pensar a realidade de modo rigoroso; interpreta o mundo que trabalha com concepções e opõem-se ao positivismo.  Logo foi passado uma Dinâmica Local, onde foi para fazer no relatório diário as principais caraterísticas da fenomenologia e positivismo.

Principais características de Fenomenologia: considera a realidade formada por partes isoladas; não aceita outra realidade que não seja os fatos; não interessa as causas dos fenômenos, elimina-se a busca dos porquês.

Principais características do Positivismo: pretende pensar a realidade de modo rigoroso; opõem-se ao positivismo porque a objetividade é baseada na quantificação e na neutralidade tem a separação do pesquisador do objeto.

Por último estudamos um dos paradigmas mais estudado nas pesquisas que foi o Materialismo Histórico-Dialético, é utilizado por diferentes doutrinas filosóficas e assume um significado distinto. Com base no que foi visto no decorrer da aula, os elementos básicos do método dialético são: a tese, a antítese e a síntese. A linha dialética tem como objetivo, analisar a concepção de ensino. O método dialético é um método de interpretação da realidade que se baseia em três princípios: a unidade dos opostos, a quantidade qualidade, e a negação da negação.

Por fim foi visto um vídeo, e logo seguida veio a Dinâmica Local – construção de um quadro explicativo sobre o positivismo, fenomenologia e materialismo histórico-dialético.

Considerações: Observamos o prazer de aprender, pois por meio do conteúdo sobre os paradigmas, foi ensinado de forma admirável. A importância desta aula foi distinguir os paradigmas da pesquisa, onde as professoras nos mostraram de forma diligente, com o propósito de nos esclarecer os três principais paradigmas.

Aula 06:

Data: 25/06/2019

Conteúdo(s) abordado(s):

  • Métodos de procedimentos
  • Histórico;
  • Monográfico;
  • Comparativo;
  • Etnográfico;
  • Estatístico;
  • Estudo do caso

Objetivo da aula: Conhecer os caminhos metodológicos da pesquisa científica.

Passo a passo da aula: Começou a aula 06, abordando os tipos de métodos de procedimentos e cada um com suas caraterísticas.

Inicialmente foi o Método Histórico, que se caracteriza pela descrição e analise dos fatos; em seguida o Método Monográfico, se caracteriza-se com estudo sobre o tema específico ou particular de suficiente valor representativo obedece a rigorosa metodologia; logo foi o método Comparativo, sua aplicação se presta nas diversas áreas das ciências sociais; outro termo foi o método Etnográfico, é um método das ciências sociais, principalmente da Antropologia. O método etnográfico tem por objetivo descrever uma cultura ou aspecto de uma determinada cultura, sendo para estudar variações culturais em áreas específicas.

Em sequência foi passada uma Dinâmica Local, para fazer leitura de um relatório, logo na segunda parte da aula foi a continuação dos métodos de procedimentos, prosseguindo com o Método Estatístico, em que há análise estatística e tabulação dos dados encontráveis, onde se encontrasse três aspectos nesse método: público (população), amostra e coleta de dados. E para finalizar, o Método de Estudo de Caso, muito utilizado em Sociologia, Psicologia, Administração e Educação; parte de acontecimentos particulares para obter generalização e é um método especifico de pesquisa de campo. E tem como características do método de estudo de caso são: fenômeno observado em seu ambiente natural; dados coletados por diversos meios e etc. E para finalizar a última Dinâmica Local (leitura do relatório).

Considerações: O interesse desse estudo foi conhecer os métodos de pesquisa científica, onde tem por seu objetivo conhecer os conceitos metodológicos de uma pesquisa cientifica.

Analisamos de modo vasto, os caminhos de uma pesquisa, onde todos os objetivos da aula foram alcançados pelas docentes.

Aula 07:

Data: 26/06/2019

Conteúdo(s) abordado(s): Projeto de Pesquisa

  • Estrutura de um projeto de pesquisa
  • Tema
  • Delimitacao do tema
  • Revisao de literature
  • Justificativa
  • Problemática

Objetivo da aula: Conhecer a estrutura de um projeto de pesquisa

Passo a passo da aula: Para iniciar a aula 7, foi inicializado o Projeto de Pesquisa, onde começou abordando a estrutura do projeto; com base nesse conceito surgiu o TEMA, para maior compreensão e clareza do que se quer alcançar, e em seguida a DELIMITAÇÃO DO TEMA, que é fundamental para se ter certeza quanto ao que; voltado para esse contexto vemos a REVISAO DE LITERATURA , que é o momento em que são apresentados os referencias teóricos, logo a JUSTIFICATIVA, que envolve aspectos de ordem teórica para o avanço da ciência, de ordem pessoal, de ordem institucional e de ordem social. Com baseamento dos termos anterior, foi visto sobre o PROBLEMA, que é a abordagem ou a perspectiva teórica que decidimos adotar, ela é uma forma de interrogar os objetos estudados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com