TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Por:   •  27/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PROJETO DE ENSINO: O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

[pic 3]

Irecê

2017

1 INTRODUÇÃO

            A História da Matemática tem um papel importantíssimos como auxilio metodológico, sendo indispensável como recurso para o processo de ensino – aprendizagem da Matemática, tendo em vista que se constitui numa ferramenta necessária ao auxílio dos professores para o aprimoramento, bem como o desenvolvimento de valores e atitudes em relação ao conhecimento matemático. Desta maneira, a Matemática será reconhecida pelos alunos como uma ciência que partiu da criação humana, com o intuito e objetivos claros voltados para buscar soluções para resolver problemas do cotidiano, conhecendo desta forma o seu desenvolvimento através dos tempos até sua formalização como conhecemos hoje e relacionando com os conceitos matemáticos do passado com os do presente.

          A História da Matemática torna-se um importante instrumento para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da mesma, possibilitando assim entender conceitos a partir de sua criação, levando em consideração todas suas alterações no decorrer da história, facilitando desse modo a compreensão para os alunos, bem como despertando sua curiosidade e principalmente interesse para futuras pesquisas (OLIVEIRA; ALVES e NEVES, 2008).

          Nessa perspectiva acredita -se que a História da Matemática pode influenciar positivamente o ensino da Matemática tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes. Portanto, a partir do momento que o professor percebe a fundamentação histórica da matemática passa a ter em suas mãos suplementação para mostrar o porquê de estudar certos conteúdos, deixando um pouco de lado as repetições mecânicas de algoritmos. A história da matemática ensinada na sala de aula tem o objetivo de construir um olhar crítico sobre o assunto em questão, proporcionando reflexões sobre as relações entre a história cultural e o mundo tecnológico.

Diante do que foi exposto procura-se responder o seguinte questionamento: Que relação a história da matemática tem com a pratica docente no ensino da matemática? Nesta proposta analisamos como a História da matemática é utilizada como ferramenta metodológica pelos professores, esperando com isso demonstrar a relevância da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem.

Esse projeto está organizado em três capítulos, constando no primeiro a introdução, onde são apresentados a escolha do tema e a problemática que motivou a construção da proposta. Ainda neste capitulo buscamos evidenciar a justificativa para a escolha do tema em questão.

No segundo capitulo estabelecemos os pontos importantes para o desenvolvimento da proposta como o tempo, os recursos utilizados, a metodologia de avaliação etc...

Por último é apresentado as considerações finais e as referências utilizadas para o desenvolvimento da proposta.

1.1.  Justificativa

          Este projeto tem uma relevância significativa para os professores de Matemática, visando contribuir na prática dos mesmos em sala de aula a partir do entendimento e reflexão em busca de métodos que aprimorem, auxiliem e melhore o processo de ensino-aprendizagem dos alunos no que tange ao ensino da matemática. Partindo desse pressuposto Ferreira apud Santos (2009, p. 20) enfatiza sobre a História da Matemática:

(...) dá a este aluno a noção exata dessa ciência, como uma ciência em construção, com erros e acertos e sem verdades universais. Contrariando a ideia positivista de uma ciência universal e com verdades absolutas, a História da atemática tem este grande valor de poder também contextualizar este saber, mostrar que seus conceitos são frutos de uma época histórica, dentro de um contexto social e político.

            O entendimento de que a inserção da matemática na sala de aula utilizando a metodologia de apresentação de tópicos referentes à sua história como parâmetro didático tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento do ensino da matemática podendo ser usada como uma ferramenta que impulsiona o aprendizado e ao mesmo tempo favorece um ensino rico em significados, proporcionando a efetiva contribuição dos alunos no tocante a participação e favorecimento no processo das descobertas, discutindo manifestações, emoções, crenças e afetos surgidos no processo educativo.

1.2 Objetivos:

Na busca por respostas ao problema especificado no projeto, partiu-se do entendimento que o objetivo geral seria o seguinte:

1.2.1 Objetivo Geral:

Analisar como a História da Matemática está sendo utilizada em sala de aula como recurso metodológico no ensino-aprendizagem da Matemática pelos professores e alunos.

2. Apresentação da proposta:

          Para o desenvolvimento da proposta constam os itens referente ao tempo estimado para a conclusão dos trabalhos, o objetivo especifico, o plano de ação, a metodologia de avaliação bem como os critérios a serem seguidos até a conclusão do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com